Telegram se aproxima de 1 bilhão de usuários e fundador pensa em IPO
Segundo interlocutores, operação seria realizada na bolsa de Nova Iorque

O Telegram alcançou a marca de 900 milhões de usuários, afirmou o CEO e fundador, Pavel Durov.
📱 Em entrevista ao jornal Financial Times, o executivo descartou a possibilidade de venda da plataforma, mas afirmou que fazer uma oferta pública de ações (IPO) está nos planos. Segundo ele, essa seria uma forma de democratizar o valor do serviço, mas deixando-o independente.
O Telegram quase dobrou seu número de usuários desde 2021, se tornando um dos principais mensageiros ao redor do mundo. Recentemente, a empresa incluiu publicidade e serviço de assinatura, o que elevou o lucro anual.
Leia também: Reddit mira arrecadação de até US$ 748 milhões com IPO
“A principal razão pela qual começamos a monetizar é porque queríamos permanecer independentes”, disse o russo. “De um modo geral, vemos o valor em [um IPO] como um meio de democratizar o acesso ao valor do Telegram”, pontuou ao tabloide norte-americano.
Durov comentou que a empresa já recebeu ofertas bilionárias de fundos de investimentos, mas descartou as tentativas. Embora o empresário não fale sobre qual lugar deve realizar a abertura de capital, interlocutores dizem que o mais provável é que a transação seja feita nos Estados Unidos.
Estaria no radar da empresa, também, seguir o mesmo caminho do Reddit, e oferecer preferência de ações para usuários fieis.
“Isso [IPO] continua sendo uma possibilidade se quiséssemos arrecadar fundos, por exemplo, para alimentar nossas ambições relacionadas à [inteligência artificial]”
No meio da guerra
Em razão de suas regras de moderação menos rígida, o Telegram tem estado no centro das discussões políticas e de governo. O último caso foi referente à guerra entre Hamas e Israel, em que a rede social foi usada para programação de discurso de ódio.
❌ Em outubro do ano passado, a plataforma chegou a restringir acesso a vários grupos associados ao Hamas. Em apenas um deles havia mais de 700 mil usuários participantes.
No entanto, os bloqueios só aconteceram depois de pressão do Google e da Apple, que, por serem donos dos sistemas operacionais, fizeram pressão sobre o aplicativo. Na ocasião, Pavel questionou se o bloqueio causaria algum impacto positivo na guerra.
“Fechar o canal ajudaria a salvar vidas –ou colocaria mais vidas em risco? É sempre tentador agir de acordo com impulsos emocionais. Mas situações tão complexas exigem uma análise aprofundada que também deve ter em conta as diferenças entre plataformas sociais”, indagou o executivo.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA