Tarifaço: Governo adia por 2 meses recolhimento do Simples de empresas afetadas
Os tributos de setembro vencem em 21 de novembro e os de outubro em 22 de dezembro.

💰 O Comitê Gestor do Simples Nacional aprovou a prorrogação por 2 meses no recolhimento de tributos de empresas atingidas pelo tarifaço aplicado pelos Estados Unidos, que elevou em 50% as alíquotas sobre produtos brasileiros. De acordo com resolução publicada no DOU (Diário Oficial da União), os tributos de setembro vencem em 21 de novembro e os de outubro em 22 de dezembro.
Os pagamentos de parcelamentos geridos pela Receita Federal e pela PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional) também foram postergados. As parcelas originalmente previstas para setembro foram transferidas para o último dia útil de novembro, e as de outubro, para o último dia útil de dezembro.
Tarifaço de Trump
Os impostos sobre produtos brasileiros destinados ao mercado americano passaram a valer em 6 de agosto. A decisão foi anunciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em julho, por meio de uma carta enviada ao governo brasileiro, na qual vinculou a medida às investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro por participação em uma suposta tentativa de golpe em 2022.
Apesar do governo Lula já ter autorizado a abertura do processo para aplicação da Lei da Reciprocidade Econômica, também se mostra aberto para negociações. "Eu não tenho pressa de fazer qualquer coisa com a reciprocidade contra os EUA. Tomei a medida porque precisa andar o processo. Temos que dizer que nós também temos coisas para fazer contra os EUA, mas eu não tenho pressa, porque eu quero negociar", disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Leia também: PIB do Brasil perde fôlego e cresce 0,4% no 2º trimestre
Segundo Lula, se os EUA optarem por não importar mais do Brasil, o país não irá se lamentar e irá atrás de novos mercados. Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Brasil poderia discutir a inclusão da exploração de minerais críticos e terras raras nas negociações com os EUA, algo que já foi negado em outras ocasiões pelo presidente da República.
🚨 As taxas atingem uma ampla gama de produtos, especialmente café, carne bovina e frutas. Além disso, setores como o de máquinas agrícolas e industriais também foram impactados. O governo dos Estados Unidos também excluiu diversos itens da cobrança como suco de laranja, combustíveis, veículos, peças de avião e certos tipos de metais e madeira.
Lembrando que o Brasil também foi ameaçado pelos EUA por negociar com a Rússia. O país liderado por Lula é o quinto maior comprador de derivados de petróleo russo, o primeiro lugar é ocupado pela China, segundo informações do Centre for Research on Energy and Clean Air.

2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Bitcoin (BTC) entrega 12% ao mês, enquanto Ibovespa tem pior saldo em 2025; veja como foi julho
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano