Silvio Santos morre aos 93 anos em São Paulo

Apresentador e empresário faleceu em São Paulo; seu legado transformou a televisão no Brasil.

Author
Publicado em 17/08/2024 às 10:34h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 17/08/2024 às 10:34h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Silvio Santos durante uma gravação do Programa Silvio Santos (Fonte: Reprodução/Instagram)
Silvio Santos durante uma gravação do Programa Silvio Santos (Fonte: Reprodução/Instagram)

O empresário e apresentador Silvio Santos, uma das figuras mais emblemáticas da televisão brasileira, faleceu neste sábado (17), aos 93 anos, em São Paulo.

🏥 Silvio Santos estava internado desde o início do mês no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e morreu às 4h50 deste sábado (17) em decorrência de broncopneumonia, após infecção por Influenza, a gripe H1N1.

Ela já havia sido hospitalizado em agosto por causa da H1N1, mas a expectativa dos familiares era de que se recuperaria em breve. Na última quarta-feira (14), o neto do apresentador, Tiago Abravanel, disse que foi Silvio Santos que decidiu ficar no hospital e que ele estava "superbem".

Silvio Santos deixa a esposa, Íris Abravanel, seis filhas e 14 netos, além de uma legião de fãs e um legado duradouro para a televisão brasileira.

Leia também: Silvio Santos terá enterro restrito, para "ser lembrado com a alegria que viveu"

SBT faz homenagem

A morte de Silvio Santos foi confirmada pelo SBT, emissora que ele fundou e dirigiu por décadas. Logo depois, o SBT fez uma homenagem ao seu fundador nas redes sociais.

O SBT disse que Silvio Santos "viveu 93 anos para levar felicidade e amor a todos os brasileiros" e que era "muito grata ao Brasil pelos mais de 65 anos de convivência com muita alegria".

"Para nós, o Senor Abravanel é ainda mais especial e somos muito felizes pelo presente que Deus nos deu e por todos os momentos maravilhosos que tivemos juntos", afirmou.

Veja a homenagem completa:

Trajetória

Nascido Senor Abravanel, em 1930, no Rio de Janeiro, Silvio Santos construiu uma carreira marcada pela inovação e pelo carisma, transformando-se em um dos maiores comunicadores do país.

Filho de imigrantes, Silvio Santos estudou contabilidade e trabalhava como camelô nas ruas do Rio de Janeiro e chegou a servir o Exército, até que começou a fazer trabalhos de rádio e nunca mais deixou a comunicação.

📺 Silvio Santos foi locutor na Rádio Nacional por quase dez anos. Depois, estreou na televisão. Ele passou pelas TVs Paulista, Tupi e Rio até fundar o SBT, em 1981.

Veja os negócios deixados por Silvio Santos

À frente do Programa Silvio Santos desde 1963, ele se consolidou como um ícone do entretenimento, levando alegria e diversão aos lares brasileiros por mais de 60 anos.

Nos últimos anos, Silvio enfrentou problemas de saúde. Por isso, deixou a rotina da televisão e passou o comando do Programa Silvio Santos para a filha Patrícia Abravanel em setembro de 2022.

A última vez que ele apareceu na televisão foi em dezembro de 2023, no seu aniversário de 93 anos.

Leia também: Silvio Santos deixa fortuna bilionária: Veja como deve ser a partilha

Repercussão

Autoridades e artistas repercutiram a morte de Silvio Santos neste sábado (17). Afinal, o Brasil perde um gênio da comunicação, de trajetória única.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), por exemplo, disse que "Silvio Santos foi a maior personalidade da história da televisão brasileira, e um dos grandes comunicadores do país".

"A sua partida deixa um vazio na televisão dos brasileiros e marca o fim de uma era na comunicação do país", afirmou Lula.

A TV Globo também lamentou a perda, dizendo que o Brasil se despede de "um dos seus maiores expoentes".

"Agradecemos ao Silvio tudo que fez pela televisão brasileira e enviamos nosso carinho à família, aos amigos, aos colaboradores e aos fãs", afirmou a Globo.

O governo e a prefeitura de São Paulo decretaram luto oficial de três dias por causa da morte de Silvio Santos.