SEC prepara proposta que pode acabar com balanços trimestrais nos EUA
Mudança foi sugerida por Trump, para permitir que as empresas economizem dinheiro e foquem no longo prazo.

A proposta de Donald Trump de acabar com a exigência de balanços trimestrais das empresas listadas em bolsa deve avançar nos Estados Unidos.
⚖ Isso porque a SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, gostou da ideia e promete propor uma mudança das regras atuais.
Atualmente, as empresas listadas nas bolsas americanas precisam reportar seus resultados trimestralmente, assim como acontece no Brasil. Trump, no entanto, sugeriu que os balanços passassem a ser divulgados de forma semestral.
Para o presidente dos Estados Unidos, esta seria uma forma de as empresas economizarem dinheiro e de seus gestores se concentrarem na "gestão adequada" dos negócios.
O que disse a SEC?
Depois de conversar com Trump sobre o assunto, o presidente da SEC, Paul Atkins, reforçou a crítica aos balanços trimestrais em entrevista concedida à "CNBC" nesta sexta-feira (19).
📅 Atkins disse que, com a obrigação de apresentar resultados trimestrais, as empresas acabam focando em retornos de curto prazo e não no planejamento estratégico de longo prazo.
O problema também foi apontado pela presidente da Nasdaq, Adena Friedman, na esteira do post de Trump.
Além disso, Altkins sugeriu que os balanços trimestrais não são a principal fonte de informação dos investidores, já que também há dados sendo disseminados por meio de conferências de resultados e pela mídia, por exemplo.
O presidente da SEC acredita, então, que o momento é adequado para analisar a forma com que as pessoas obtêm informações sobre as companhias e o que seria adequado nesse sentido. Por isso, adiantou que o órgão deve apresentar uma proposta formal sobre o assunto.
Escolha será das empresas
Altkins ressaltou, por sua vez, que, caso uma nova regra seja aprovada, as empresas poderão optar por manter o atual sistema de balanços trimestrais ou migrar para a nova sistemática.
🗣 "Para o bem dos acionistas e das empresas públicas, o mercado pode decidir qual é a cadência adequada", afirmou.
Altkins foi nomeado para comandar a SEC logo no início deste governo Trump justamente por sua disposição em reduzir regulações excessivas.
Ele foi escolhido em meio ao debate sobre a regulação do mercado de criptomoedas, com a defesa de que os órgãos reguladores devem encontrar um equilíbrio entre proteger os investidores e garantir espaço para a inovação.
O possível fim dos balanços trimestrais, no entanto, tem dividido opiniões. Isso porque, apesar da crítica sobre a visão de curto prazo dos balanços trimestrais, há uma preocupação no mercado de que uma mudança nesta regra reduza a transparência das empresas e prejudique os investidores pessoa física, que não têm tantas fontes de informação quanto os grandes investidores.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado

Bitcoin (BTC) entrega 12% ao mês, enquanto Ibovespa tem pior saldo em 2025; veja como foi julho
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima