Rival do Airbnb, Yanolja vai fazer IPO e espera captar mais de R$ 2 bilhões

Recentemente, fundo VC viu quase dobrou o valuation de startup adquirida

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Publicado em 08/06/2024 às 13:06h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 08/06/2024 às 13:06h Atualizado 3 meses atrás por Wesley Santana
Empresa sul-coreana deve abrir capital em meados de julho. Foto: Shutterstock
Empresa sul-coreana deve abrir capital em meados de julho. Foto: Shutterstock

🏠 O aplicativo de acomodações Yanolja ficou conhecido como a rival sul-coreana do Airbnb. Agora, a startup está prestes a levantar US$ 400 -cerca de R$ 2 bilhões- com um IPO (oferta pública de ações, em português).

Segundo fontes ouvidas pela Bloomberg, a oferta está prevista para julho, nos Estados Unidos, quando a empresa pode ser avaliada em algo entre US$ 7 bilhões e US$ 9 bilhões. Os bancos Goldman Sachs, Morgan Stanley devem liderar a operação.

O jornal asiático Korea JoongAng destacou, na semana passada, que a empresa fundou uma subsidiária nos EUA como parte dos esforços para o IPO. Ainda não se sabe se as ações estarão disponíveis em NYSE ou Nasdaq.

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Essa é uma das principais empresas do portfólio do fundo de investimentos Softbank, que injetou US$ 1,7 bilhão no negócio em 2021. Esse foi um dos últimos investimentos de peso do VC japonês no contexto de queda nos aportes ao redor do mundo.

Além disso, o Softbank viu uma outra startup investida fazer IPO recentemente. Na operação da Arm Holding, que desenha chips para smartphones, a empresa foi avaliada em US$ 54 bilhões, sendo que o fundo havia comprado todo o quadro societário por US$ 32 bilhões em 2016.

No primeiro trimestre deste ano, a Yanolja registrou um lucro operacional de 14,9 bilhões de won, equivalente a US$ 3,5 milhões de dólares. Um ano antes, a empresa tinha reportado um prejuízo de US$ 6,9 bi, ainda segundo o tabloide sul-coreano.

Além do serviço de reserva de hospedagem, a startup está expandido suas operações tentando atender outros pedidos do setor hoteleiro, como serviços em nuvem. Desta forma, além do Airbnb, o próximo passo é se colocar como rival também do grupo Expedia, controlador do site Booking.