Resumo da Semana: Ibovespa fecha com queda de 1,02%; IRBR3 dispara 13,4%

Confira a análise completa da semana de 01/04 até 05/04.

Author
Publicado em 05/04/2024 às 18:48h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 05/04/2024 às 18:48h Atualizado 1 mês atrás por Matheus Rodrigues

📈 Após duas semanas consecutivas de alta, o Ibovespa fechou esta semana com queda de 1,02%. Já o dólar comercial encerrou o pregão desta sexta-feira (5), cotado a R$5,06, acumulando uma alta de 0,98% na semana.

O Investidor10 traz os principais destaques que tiveram impacto nas bolsas do Brasil, Estados Unidos e China.

Confira a análise completa da semana de 01/04 até 05/04.

Aconteceu na semana

No cenário doméstico, os investidores acompanharam de perto o contexto instável e volátil sobre as ações da Petrobras (PETR4), devido a uma possível troca de CEO e as incertezas relacionadas ao pagamento de dividendos extraordinários.

O mercado tem reagido de forma negativa às informações de que Jean Paul Prates, atual CEO da petroleira, pode ser substituído pelo presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

As ações da estatal encerraram a semana cotadas a R$38,10, registrando uma alta de +1,98%.

📊 Também nesta semana, a Enauta (ENAT3) propôs uma combinação de negócios com a 3R (RRRP3), segundo fato relevante publicado no início da semana.

Em carta anexada ao comunicado, a Enauta sugere ficar com 47% da empresa combinada e os acionistas da 3R com 53%.

De acordo com a Enauta, a união traria uma produção potencial superior a 100 mil barris de óleo equivalente “com oportunidade de crescimento composto nos próximos cinco anos, e reservas operadas superiores a 770 milhões de barris”.

Na última terça-feira (02), a Forbes atualizou a sua lista de bilionários. O grande destaque ficou com a bilionária mais jovem do mundo, Livia Voigt, de 19 anos, uma herdeira brasileira cujo avô foi cofundador da WEG (WEGE3).

Além disso, também foram divulgados durante a semana os dados da produção industrial de fevereiro, que apresentou queda de -0,3% em fevereiro em comparação com janeiro.

Internacional

No exterior, tivemos a divulgação do PMI Industrial dos Estados Unidos registrando 50,3% em março, marcando um aumento significativo de 2,5 pontos percentuais em relação aos 47,8% registrados em fevereiro.

Outro destaque da semana ficou por conta dos rendimentos dos títulos do Tesouro norte-americano para prazos de 10 e 30 anos atingiram os níveis mais altos desde novembro.

A alta é justificada pelos diversos discursos de membros do Fed (Federal Reserve) que ocorreram ao longo da semana.

O país também registrou a criação de 303.000 empregos em março, acompanhados por um aumento nos salários, acima das expectativas.

Maiores Altas

📉 As ações da IRB RE (IRBR3) tiveram um desempenho bastante positivo, refletindo a elevação da recomendação para compra pelo Banco Citi.

Maiores Baixas

Entre as ações que tiveram as maiores baixas da bolsa de valores, com desvalorização acima de -10%, aparecem 3 empresas.

A varejista de moda, Arezzo (ARZZ3), teve uma queda significativa esta semana. Veja o top 5 da semana:

As ações da Arezzo (ARZZ3) e Grupo Soma (SOMA3) amargaram perdas expressivas ao longo da semana, com o mercado atento aos efeitos da fusão entre as companhias.