Receita Federal prepara mudanças na declaração de criptoativos; entenda
A DeCripto contempla os conceitos e regras do modelo Carf.

A Receita Federal divulgou, no decorrer da semana, a abertura de consulta pública para a atualização da Instrução Normativa nº 1.888, que dispõe sobre a declaração de criptoativos. A nova norma, denominada DeCripto, substituirá a regulamentação vigente.
🪙 Conforme a minuta divulgada pela Receita Federal, o objetivo da nova norma é atualizar a regulamentação para abranger os novos tipos de criptoativos surgidos desde a publicação da Instrução Normativa nº 1.888, em 2019.
Leia também: Veja ação que subiu de 30% na B3 com vitória de Trump
Adicionalmente, a Receita Federal destaca a necessidade de incorporar à nova norma os princípios e conceitos do CARF (Marco para Relato de Ativos Criptográficos), desenvolvido pela Organização para OCDE (Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a fim de promover a cooperação internacional no intercâmbio de informações sobre operações com criptoativos."
📃 A DeCripto contempla os conceitos e regras do modelo Carf, tais como o de criptoativos, de prestador de serviço de criptoativo, das regras de avaliação de operação com criptoativos e procedimentos de diligência”, diz a Receita no documento.
A nova norma prevê ainda a coleta de informações sobre diversas operações com criptoativos, incluindo transferências internacionais, operações com criptoativos lastreados, transações em plataformas de finanças descentralizadas, fracionamento de NFTs e pagamentos realizados com criptoativos.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Ibovespa vai de foguete, mas quais são as ações mais descontadas da B3 ainda?
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira

Investimentos em 2025: Ouro e Ibovespa sobem quase 30%; Bitcoin e ações americanas afundam 35%
Renda variável brasileira ressurge das cinzas no primeiro trimestre do ano, enquanto ativos internacionais e criptomoedas entram em liquidação.

Quais investimentos renderam mais em 2024? Veja lista com ganhos de quase 200%
Bitcoin (BTC), o chamado ouro digital, é a classe de investimentos que mais trouxe alegrias no ano, conforme levantamento de Einar Rivero, da Elos Ayta

Qual é o melhor investimento em outubro e em 2024? Veja lista
Einar Rivero, sócio da Elos Ayta Consultoria, revela quais investimentos acumulam o desempenho mais positivo e aqueles que estão no negativo