Receita cancela 5º lote de restituição do IRPF 2025, entenda

Órgão disse que já pagou todas as restituições referentes ao Imposto de Renda 2025.

Author
Publicado em 02/09/2025 às 12:25h - Atualizado Agora Publicado em 02/09/2025 às 12:25h Atualizado Agora por Marina Barbosa
Cerca de 22,6 milhões de contribuintes receberam a restituição entre maio e agosto (Imagem: Shutterstock)
Cerca de 22,6 milhões de contribuintes receberam a restituição entre maio e agosto (Imagem: Shutterstock)

A Receita Federal disse nesta terça-feira (2º) que já pagou todas as restituições referentes à declaração do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) de 2025.

Com isso, o órgão cancelou o quinto lote de restituição, cujo pagamento estava previsto para o próximo dia 30 de setembro.

"A eficiência no processamento das declarações permitiu que todos os contribuintes elegíveis recebessem seus valores até o lote de agosto/2025", comunicou.

Em nota, o Fisco disse ainda que a antecipação no pagamento das restituições reforça o seu compromisso com "a modernização dos seus sistemas, a agilidade no atendimento ao contribuinte e a valorização da conformidade tributária e da justiça fiscal".

Quanto foi pago?

💰 A Receita Federal pagou quase R$ 36,7 bilhões em restituições do Imposto de Renda 2025.

O valor foi distribuído para cerca de 22,6 milhões de contribuintes nos últimos quatro meses.

Isso significa que pouco mais da metade dos contribuintes que prestaram contas ao Leão em 2025 tinham imposto a ser restituído. Afinal, a Receita recebeu cerca de 43,4 milhões de declarações neste ano.

Veja quando as restituições do IRPF 2025 foram pagas:

  • 1º lote: 30 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 29 de agosto.

Não recebeu?

🔎 Os contribuintes que não receberam a restituição do IR devem consultar a situação da sua declaração junto à Receita Federal.

O sistema informa, por exemplo, se há alguma pendência na declaração que deve ser corrigida pelo contribuinte.

Para fazer a consulta, basta acessar o site da Receita Federal, clicar em "Meu Imposto de Renda" e solicitar o "Extrato do Processamento".

🏦 Vale lembrar que a Receita Federal deposita a restituição apenas em conta bancária de titularidade do contribuinte.

É possível recuperar o imposto caso haja algum erro nos dados bancários informados na declaração ou algum problema na conta destino.

Neste caso, os contribuintes têm um ano para solicitar o reagendamento do pagamento. O pedido deve ser feito ao Banco do Brasil (BBAS3), pelo site ou pela Central de Relacionamento.

Passado um ano, o resgate deve ser pedido no Portal e-CAC da Receita Federal, por meio do menu Declarações e Demonstrativos.