Quem é o criador do Bitcoin (BTC)? Documentário diz que é Peter Todd

Produção está disponível desde o dia 8 de outubro, no streaming da HBO

Author
Publicado em 11/10/2024 às 18:29h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 11/10/2024 às 18:29h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
(Imagem: Reprodução/HBO)
(Imagem: Reprodução/HBO)

🗣 Um documentário da HBO afirma ter solucionado um dos maiores mistérios do mercado financeiro global: quem é o criador do Bitcoin (BTC). Uma produção que foi lançada na semana passada diz que Peter Todd teria criado a principal criptomoeda do mundo.

Segundo o documentário “Money Electric: The Bitcoin Mystery”, Todd seria o programador por trás do pseudônimo Satoshi Nakamoto e que deu vida ao sistema criptográfico. Por meio de entrevistas com pessoas influentes deste mercado, a HBO crava que seria ele o agora também bilionário.

Nascido no Canadá, Peter Todd é um professor universitário, tendo sido reitor da Faculdade de Administração Desautels. Aos 39 anos, ele também atuou como diretor da Escola de Altos Estudos Comerciais de Paris.

🚨 Leia mais: Polícia Federal criou criptomoeda com objetivo de identificar manipuladores de mercado

A indicação de Todd caiu como uma bomba no mercado de cripto, porque, embora seja conhecido neste meio, sempre esteve fora das listas de prováveis Nakamoto. Para isso, o documentário traz algumas evidências que ligariam Todd à criação da criptomoeda.

A primeira delas seria uma troca de e-mails que ele fez com Adam Back, criador da Hashcash, plataforma usada na mineração de Bitcoins. Além disso, são citadas questões como interesse no mundo cripto, seu conhecimento técnico sobre o assunto e feita uma comparação sobre a escrita de Nakamoto e a população canadense. 

Embora tenha sido entrevistado pelos produtores do documentário, Todd nega que seja ele o criador do BTC. "É claro que eu não sou o Satoshi. É irônico que um diretor conhecido por um documentário sobre o QAnon acabou usando de um estilo de pensamento conspiratório semelhante ao do QAnon nesse caso", ressaltou, em referência a uma produção sobre o grupo que cria teorias da conspiração.