Queda de braço entre prefeitura e aplicativos proíbe mototáxi em SP
Uber e 99 deixaram de oferecer o serviço por ordem da Justiça
Nesta segunda-feira (27), a Uber e 99 suspenderam o serviço de mototáxi na cidade de São Paulo. A decisão vem depois que a prefeitura da capital conseguiu uma liminar na justiça que proíbe esse tipo de táxi no município.
🏍️ A ação impetrada pela gestão de Ricardo Nunes (MBD) se baseia em um decreto municipal de 2023 que proíbe o transporte de menores de 21 anos em motos. A prefeitura alega que as plataformas permitem que pessoas abaixo desta idade usem seus serviços na cidade.
O Eduardo Gouvêa, da 7ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça, acatou o pedido da prefeitura, mas afastou a cobrança de multa diária solicitada pela prefeitura. O mesmo magistrado já havia indeferido outras duas ações que questionavam o decreto municipal.
Nunes comentou a decisão e disse que a Justiça “viu grandes riscos” no serviço de mototáxi dentro da capital. O transporte de passageiros por moto é regulamentado em nível nacional, mas cada cidade pode decidir as regras locais.
🤖 Leia mais: ‘Impressionante’, diz dono ChatGPT sobre IA da China
A oferta de mototáxi começou a ser oferecida pela Uber e 99 neste mês de janeiro em toda a cidade de São Paulo, depois de anos atuando exclusivamente por meio de carros. As empresas dizem que esta é uma forma de oferecer alternativas acessíveis para a mobilidade dentro da cidade.
Durante o período em que o serviço estava disponível, a 99 afirma ter realizado 200 mil viagens de mototáxi em SP. Segundo ela, isso gerou uma receita de R$ 2,5 milhões aos motociclistas, especialmente dos bairros de Capão Redondo, Itaquera e Tucuruvi.
O que dizem as empresas
🗣️ Por meio de nota, Uber e 99 lamentaram a suspensão do serviço, mas disseram que vão continuar lutando na Justiça pelo reestabelecimento. As empresas dizem que decisões anteriores da Justiça já confirmaram a legalidade do serviço no país.
"O aplicativo informa que vai recorrer da decisão, amparada pelo entendimento do STF e de mais de 20 decisões judiciais em todo o Brasil que confirmam que as prefeituras não podem proibir a atividade. A 99 continuará lutando pelos direitos da companhia, dos passageiros e dos motociclistas parceiros da cidade”, pontuou a 99.
"Uber Moto é uma modalidade que oferece acesso às pessoas. Com a suspensão do produto, milhares de pessoas perdem uma opção de mobilidade acessível e complementar à rede de transporte público. Há um impacto, em particular, na vida de muitas mulheres que utilizaram essa opção para trajetos curtos, com mais segurança. E milhares de motociclistas parceiros terão sua fonte de renda reduzida, temporariamente”, disse a Uber.
Ibovespa vai de foguete, mas quais são as ações mais descontadas da B3 ainda?
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira
3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país
TAEE11 ou PETR4? Veja as possíveis máquinas de dividendos para 2025
Ativa Investimentos estima quais serão as melhores vacas leiteras da B3 em 2025, com base no dividend yield
Petrobras (PETR4) abre licitação para retomar construção de refinaria no Comperj, diz jornal
As obras devem começar no segundo semestre de 2024.
A reoneração gradual da folha de pagamento pode afetar o trabalhador?
Caso o presidente aprove o PL, empresas de 17 setores podem voltar a pagar imposto previdenciário.
Biomm (BIOM3) fecha acordo com Biocon e ações disparam mais de 20%
As farmacêuticas irão produzir um medicamento similar a Ozempi.
Política de remuneração a acionistas está sujeita a alterações, diz Petrobras (PETR4)
A petroleira afirmou que a política de dividendos depende de fatores como nível de investimentos e fluxo de caixa operacional.
Vale (VALE3) atinge meta de 100% de consumo de energia renovável no Brasil
A mineradora destacou que tem como objetivo alcançar 100% de consumo de energia renovável em suas operações globais até 2030