Mais dividendos, mas com déficit primário maior em 2025, diz governo
Ministério do Planejamento espera que dividendos de estatais e demais participações rendam R$ 48,8 bilhões.
📊 A economia brasileira mostrou sinais mistos de desempenho no início de 2024, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), frequentemente visto como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB).
Em um período de 12 meses, até março, o IBC-Br apresentou uma expansão de 1,68%. Além disso, o índice avançou 1,08% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o trimestre anterior (outubro a dezembro de 2023), ajustado sazonalmente.
Este crescimento trimestral também foi refletido na comparação ano a ano, com um aumento de 1,04% no primeiro trimestre de 2024 sobre o mesmo período de 2023, segundo dados sem ajuste sazonal.
Esses números são alinhados com as previsões atuais do Banco Central, que projeta um crescimento do PIB de 1,9% para este ano, enquanto o governo tem uma expectativa mais otimista de 2,2%.
📉 No entanto, o desempenho mensal de março mostrou uma contração de 0,34% na série dessazonalizada, um recuo em relação ao crescimento de 0,34% observado em fevereiro.
Este resultado marca o pior desempenho mensal desde dezembro do ano passado, destacando volatilidades pontuais na trajetória de recuperação econômica do país.
Comparativamente, março de 2024 teve uma queda de 2,18% em relação ao mesmo mês do ano anterior, de acordo com os dados não ajustados.
Apesar dessa retração, março ainda registrou o segundo melhor desempenho para o mês desde o início da série histórica do Banco Central em 2003, indicando que, apesar dos desafios recentes, o mês geralmente apresenta resultados sólidos no contexto histórico.
Ministério do Planejamento espera que dividendos de estatais e demais participações rendam R$ 48,8 bilhões.
ETF listado nos EUA, mas que investe em uma cesta diversificada de empresas espanholas, dispara quase +60% em dólares.
Índice acionário que concentra as 500 maiores companhias americanas deve entregar um desempenho inferior em 2025, segundo analistas
Presidente do banco central americano sinaliza que as tarifas comerciais possam trazer um dilema entre o controle da inflação e o crescimento econômico
No total, já são 47 milhões de brasileiros donos de algum negócio, de maneira formal ou informal, segundo dados do Sebrae
A expectativa para a inflação em 2025 passou de 5,50% para 5,51%, enquanto a previsão para 2026 subiu para 4,28%.
As expectativas para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2025 subiram ligeiramente de 4,99% para 5,00%.
Colega do Brasil no Brics desde 2024, a nação africana inaugurou no último dia 10 de janeiro a Ethiopian Securities Exchange
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?