Prefeito de São Paulo pede ao TCU rescisão de contrato com a Enel
O pedido foi feito por conta de falhas na prestação de serviços após fortes temporais na capital paulista.

🚫 O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), pediu ao TCU (Tribunal de Contas da União) para considerar a não renovação do contrato de concessão com a Enel, ou até mesmo a rescisão imediata.
"O município de São Paulo pede que esse Tribunal de Contas fiscalize o cumprimento do contrato de concessão, e evidencie as sucessivas falhas na prestação do serviço público federal, colocando em risco os serviços essenciais para a população, que considere a não renovação contratual e até mesmo a sua imediata rescisão, para que possamos restabelecer a qualidade dos serviços para a população da cidade de São Paulo", diz.
O pleito foi entregue ao presidente do TCU, Bruno Dantas, e detalha falhas na prestação de serviços após temporais na capital paulista. A prefeitura também já havia procurado a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em novembro de 2023, quando milhões ficaram sem acesso à energia elétrica após fortes chuvas.
Leia também: Copom reduz taxa Selic para 11,25% e prevê novos cortes de 0,5 p.p.
"Nós procuramos a Agência Nacional de Energia Elétrica, inclusive tivemos reuniões presenciais com o presidente Sandoval [Feitosa] e os diretores. Apresentamos os problemas, eles estiveram em São Paulo em reunião minha e do governador [de São Paulo] Tarcísio de Freitas (Republicanos). Apresentamos toda a situação logo após 3 de novembro, nós já estamos no dia 31 de janeiro, e não tivemos notícias de nenhuma ação contundente a não ser promessas", ressaltou Nunes.
O ministro do TCU Bruno Dantas afirmou que, por ser uma concessão federal, fica sob responsabilidade da Aneel de fiscalizar a execução do contrato.
"O TCU, como órgão constitucionalmente investido de competência para fiscalizar a atuação da Administração Pública Federal, de posse desses documentos vamos juntar aos processos que já existem no Tribunal e verificar responsabilidades, verificar como o serviço pode ser melhorado", afirmou Dantas.
O ministro mencionou também que existem diversos processos, envolvendo a Agência, em curso no órgão fiscalizador. Entre eles, o acompanhamento do processo de renovação das concessões que vencem nos próximos anos, como é o caso da Enel SP, cujo contrato encerra em junho de 2028.
"O TCU, como órgão constitucionalmente investido de competência para fiscalizar a atuação da Administração Pública Federal, de posse desses documentos, vamos juntar aos processos que já existem no Tribunal e verificar responsabilidades, verificar como o serviço pode ser melhorado", disse. Ele completou que, com esses documentos, é mais fácil encontrar soluções.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Dividendos das estatais secaram? Governo recebe menor valor desde 2022
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.

Eneva (ENEV3) compra ações e debêntures do FI-Infra BDIV11 do BTG Pactual
Elétrica também promove reorganização societária envolvendo a BTG Pactual Holding Participações; entenda

Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA

Não são dividendos, mas Taesa paga R$ 403,6 milhões a investidores de renda fixa
Transmissora elétrica se prepara para realizar o último pagamento de juros e amortização em sua 5ª emissão de debêntures.

Copel (CPLE6) está com baita caixa? Estatal faz oferta para resgatar debêntures
Elétrica pagadora de dividendos pode estar buscando condições melhores para se financiar ou reduzir endividamento.