Possibilidade de cessar-fogo em Gaza faz preço do petróleo recuar

Preço do petróleo por barril chegou a cair mais de R$ 10

Author
Publicado em 19/08/2024 às 18:58h - Atualizado 27 dias atrás Publicado em 19/08/2024 às 18:58h Atualizado 27 dias atrás por Wesley Santana
Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

Os contratos futuros do petróleo fecharam em queda de até 3% nesta segunda-feira (19). Essa porcentagem representa um recuo médio de US$ 2 por barril nos mercados internacionais.

O principal motivo para esse recuo foi as tratativas da comunidade internacional por um cessar-fogo na faixa de Gaza. Durante a manhã, o secretário de Estada dos Estados Unidos afirmou que o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu aceitou uma proposta de interromper os ataques à Palestina.

Agora, os negociadores tentam obter uma resposta do grupo terrorista Hamas, com base em uma proposta apresentada por EUA, Catar e Egito, que atuam como mediadores do conflito. Até o fechamento desta reportagem, o grupo ainda não havia respondido ao chamado para cessar-fogo, segundo as agências de notícias do Oriente Médio.

📈 Leia mais: Ibovespa fecha acima dos 135 mil pontos pela 1ª vez na história

"Este é um momento decisivo, e provavelmente a melhor, talvez a última oportunidade de levar os reféns para casa, obter um cessar-fogo e colocar todos em um caminho melhor para paz e segurança duradouras", disse Antony Blinken, em Tel Aviv pela manhã

O conflito armado entre Israel e Hamas teve início em 7 de outubro do ano passado, quando o grupo atacou Israel de surpresa. Desde então, de acordo com números dos organismos internacionais, mais de 35 mil pessoas entre israelenses e palestinos já morreram vitimados por ataques de ambos os lados.