Portugal avança com privatização da TAP em 2025; lista de interessados já tem 12 nomes
O ministro da Infraestrutura revelou que a decisão de privatizar a TAP visa solidificar o papel da companhia no mercado internacional.

✈️ Portugal anunciou oficialmente que retoma o processo de privatização da companhia aérea TAP em 2025, após a interrupção causada pelas eleições antecipadas.
O ministro da Infraestrutura, Miguel Pinto Luz, revelou que a decisão de privatizar a TAP é estratégica e visa solidificar o papel da companhia no mercado internacional, com pelo menos 12 potenciais interessados, incluindo gigantes do setor como Lufthansa, Air France-KLM e British Airways.
Em 2023, o governo do Partido Socialista havia aprovado a privatização de 51% da TAP, mas o processo foi interrompido devido às eleições que levaram uma coalizão de centro-direita ao poder.
O novo governo reforçou o compromisso de avançar com a venda em 2025, ressaltando a importância de ouvir as partes interessadas e preservar a identidade da companhia.
Segundo Pinto Luz, a TAP tem demonstrado sólido desempenho financeiro e operacional, igualando-se a outras companhias aéreas europeias de renome.
“Nossa intenção é assegurar que a marca TAP e o ‘hub’ de Lisboa continuem desempenhando papéis estratégicos, mantendo rotas cruciais para a diáspora portuguesa, incluindo conexões com Brasil, Angola, Moçambique e Estados Unidos”, afirmou o ministro em uma sessão parlamentar.
➡️ Leia mais: Lucro da Embraer (EMBR3) cresce mais de 600% e atinge R$ 1,1 bilhão no 3T24
No último mês, o primeiro-ministro Luís Montenegro, antes defensor de uma venda integral, também considerou uma possível privatização parcial, o que aumentou o interesse de diversos investidores globais.
A Lufthansa, por exemplo, estaria avaliando a compra de uma participação de 19,9%, conforme reportado pela Reuters, uma manobra que dispensaria aprovação da Comissão Europeia, pois ficaria abaixo do limite regulatório de 20%.
A Air France-KLM, por outro lado, estaria aberta a diferentes formatos de aquisição, considerando até mesmo uma participação minoritária.
O interesse da TAP se explica pelo papel estratégico que desempenha no mercado europeu e pelas conexões estabelecidas em rotas transatlânticas e para países lusófonos.
💲 Com mais de uma dezena de interessados, o processo de privatização promete movimentar o setor e reposicionar a companhia, abrindo portas para novos investimentos e consolidando sua presença no competitivo setor da aviação.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA