Petz (PETZ3) e Cobasi: Cade pede mais dados e tempo para decidir sobre fusão

O órgão concorrencial vai realizar um novo estudo sobre a estrutura do mercado de varejo pet.

Author
Publicado em 04/09/2025 às 16:01h - Atualizado 2 dias atrás Publicado em 04/09/2025 às 16:01h Atualizado 2 dias atrás por Marina Barbosa
Fusão entre Petz e Cobasi criaria gigante pet (Imagem: Shutterstock)
Fusão entre Petz e Cobasi criaria gigante pet (Imagem: Shutterstock)

Anunciada há mais de um ano, a fusão entre Petz (PETZ3) e Cobasivai demorar mais um pouco para sair do papel.

🗓️ O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) tinha até de 3 de outubro para decidir se aprova o negócio. Contudo, decidiu estender o prazo por 90 dias e ainda pediu novos estudos sobre o mercado pet.

Relator do caso, o conselheiro José Levi do Amaral Júnior pediu um estudo de natureza econômica sobre a estrutura do mercado de varejo pet, físico e online, ao Departamento Econômico do Cade.

O material vai avaliar, entre outras coisas, hábitos de consumo, ocasiões de compra e pressões competitivas, segundo despacho publicado nesta quinta-feira (9), e deve subsidiar o parecer de Levi.

Cade vai voltar atrás?

A Superintendência-Geral do Cade havia aprovado sem restrições a fusão entre Petz e Cobasi em 2 de junho. Contudo, a decisão não era definitiva e foi questionada pela Petlove.

🗓️ No recurso, a Petlove diz que a fusão pode "trazer graves prejuízos" à concorrência e aos consumidores finais do segmento pet.

Segundo a companhia, "nenhum dos demais players que atuam no segmento pet será capaz de contestar o poder de mercado da Empresa Combinada". A Petove diz, então, que a empresa resultante da fusão ficaria "livre para aumentar preço, sem qualquer incentivo para repassar quaisquer eficiências ao consumidor".

Diante desse entendimento, a companhia pede que a combinação de negócios seja reprovada pelo Cade ou, ao menos, receba alguns "remédios estruturais e comportamentais robustos, capazes de preservar a concorrência".

A fusão entre Petz e Cobasi deve criar uma gigante pet, com um faturamento estimado de R$ 6,9 bilhões e mais de 20 marcas próprias no portfólio, entre produtos de higiene, alimentação e lifestyle animal.

PETZ3

PETZ
Cotação

R$ 3,92

Variação (12M)

-19,18 % Logo PETZ

Margem Líquida

0.47%

DY

7.35%

P/L

-112,12

P/VP

1,08