Dividendos da Petrobras (PETR4) podem decepcionar no 4T25, alerta BTG
Para o banco, os dividendos da estatal podem ser pressionados pela alta dos investimentos.
O Conselho de Administração da Petrobras (PETR4) vai passar por mudanças. Isso porque o conselheiro Marcelo Gasparino da Silva renunciou.
🧑💼 Gasparino foi indicado pelos acionistas minoritários da Petrobras e integrava o conselho da empresa desde agosto de 2021. Contudo, apresentou uma carta de renúncia nesta quinta-feira (20).
Segundo a Petrobras, ele ainda ficará no cargo nos próximos 30 dias ou até a nomeação de um substituto, o que ocorrer primeiro.
A estatal lembrou também que, em caso de vacância do cargo de conselheiro, o cargo poderá ser preenchido por um substituto nomeado pelo Conselho de Administração até a realização da próxima Assembleia Geral de Acionistas. Uma assembleia já está marcada para o próximo dia 16 de abril.
Marcelo Gasparino da Silva vinha sendo uma voz de destaque no Conselho de Administração da Petrobras.
🔎 Em 2024, por exemplo, ele se absteve das votações que aprovaram a saída de Jean Paul Prates e a eleição de Magda Chambriard para a presidência da Petrobras.
Três anos antes, ele chegou a renunciar ao cargo quando o então presidente Jair Bolsonaro (PT) indicou o general Joaquim Silva e Luna para o comando da estatal.
Advogado, Gasparino também integra o Conselho de Administração do Banco do Brasil (BBAS3), da Vale (VALE3) e da Eletrobras (ELET3).
A atuação na Eletrobras já chegou até a provocar questionamentos de possível conflito de interesses por investidores da Petrobras. Contudo, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) permitiu que o conselheiro seguisse nas duas empresas.
⛽ O Conselho de Administração da Petrobras ainda pode ganhar outro novo membro em breve. Afinal, o presidente do board, Pietro Mendes, foi indicado pelo governo para assumir uma diretoria da ANP (Agência Nacional de Petróleo).
Mendes ainda precisa ser sabatinado e aprovado pelo Senado Federal para poder ser nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Contudo, se de fato assumir uma diretoria da ANP, deve deixar o Conselho da Petrobras.
Para o banco, os dividendos da estatal podem ser pressionados pela alta dos investimentos.
Segundo a ANP, a produção da Petrobras avançou em dezembro, com alta no petróleo e no gás natural, impulsionada pelo pré-sal.
A disparada levantou dúvidas entre os investidores sobre quanto dessa alta já está precificada e o que ainda pode sustentar o papel em 2026.
Sem a petroleira, o lucro das demais estatais somou R$ 41,8 bilhões, o que deixa clara a forte dependência em relação à Petrobras.
Por volta das 12h, os papéis preferenciais PETR4 subiam 2,54%, negociados a R$ 38,29, liderando os ganhos do Ibovespa.
Segundo comunicado, os acordos firmados podem resultar na comercialização de até 60 milhões de barris de petróleo brasileiro.
O objetivo é compensar o declínio natural de campos mais antigos e reforçar a presença da companhia.
A estatal também reforçou que o valor pago pelo consumidor final não depende apenas do preço da molécula do gás comercializado.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?