Dividendos da Petrobras (PETR4) podem decepcionar no 4T25, alerta BTG
Para o banco, os dividendos da estatal podem ser pressionados pela alta dos investimentos.
A Petrobras (PETR4) vai entrar no mercado de geração de energia solar, através de uma parceria estratégica com a Lightsource bp, empresa de energias renováveis do grupo BP (B1PP34).
Com isso, a estatal busca ampliar a atuação no mercado de fontes renováveis, inclusive por meio de novos negócios, como o armazenamento de energia.
🤝 Para isso, a Petrobras vai comprar 49,99% das subsidiárias da Lightsource bp no Brasil. Depois, as empresas vão formar uma joint venture com gestão compartilhada.
O objetivo é desenvolver projetos rentáveis de energia renovável e aumentar a presença das empresas entre os principais players do setor de energia renovável brasileiro.
"Esta parceria combinará a expertise de ponta a ponta da Lightsource bp em renováveis onshore e armazenamento de energia no Brasil com as capacidades estratégicas da Petrobras para impulsionar ainda mais o crescimento de soluções de energia de baixo carbono em todo o Brasil", afirmou o CEO da Lightsource bp, Joaquin Oliveira.
A Lightsource bp vai entrar na joint venture com seu pipeline de projetos, que inclui de 1 a 1,5 GW em estágio mais avançado de desenvolvimento e projetos menos maduros no Brasil, assim como a usina solar fotovoltaica de Milagres, que 212 MWp de capacidade instalada no Ceará.
Leia também: O que a Petrobras (PETR4) quer com a Braskem (BRKM5)?
💡 A Petrobras, que já vinha desenvolvendo projetos de energia solar em suas refinarias, diz que a parceria vai permitir uma atuação mais ampla no segmento, envolvendo outros consumidores. Além disso, reforça o compromisso da companhia com a diversificação de seu portfólio e a transição energética.
"Estamos comprometidos em liderar esse processo no país, ampliando nossa presença em novas fontes energéticas, promovendo a descarbonização de nossas operações e produzindo combustíveis mais sustentáveis", afirmou a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
Em comunicado ao mercado, a Petrobras disse ainda que o valor da transação "não é materialmente relevante" no estágio atual. Além disso, lembrou que o fechamento do negócio depende das aprovações pertinentes, incluindo a dos órgãos reguladores.
Para o banco, os dividendos da estatal podem ser pressionados pela alta dos investimentos.
Segundo a ANP, a produção da Petrobras avançou em dezembro, com alta no petróleo e no gás natural, impulsionada pelo pré-sal.
A disparada levantou dúvidas entre os investidores sobre quanto dessa alta já está precificada e o que ainda pode sustentar o papel em 2026.
Sem a petroleira, o lucro das demais estatais somou R$ 41,8 bilhões, o que deixa clara a forte dependência em relação à Petrobras.
Por volta das 12h, os papéis preferenciais PETR4 subiam 2,54%, negociados a R$ 38,29, liderando os ganhos do Ibovespa.
Segundo comunicado, os acordos firmados podem resultar na comercialização de até 60 milhões de barris de petróleo brasileiro.
O objetivo é compensar o declínio natural de campos mais antigos e reforçar a presença da companhia.
A estatal também reforçou que o valor pago pelo consumidor final não depende apenas do preço da molécula do gás comercializado.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?