Oi (OIBR3): acionistas entram na Justiça para apurar novo pedido de RJ

Tele entrou com pedido de recuperação judicial logo após informar que tinha viabilidade econômica até 2025

Author
Publicado em 22/09/2023 às 16:36h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 22/09/2023 às 16:36h Atualizado 1 mês atrás por Juliano Passaro

Acionistas minoritários da Oi (OIBR3;OIBR4) acionaram a Justiça do Rio de Janeiro, com o intuito de apurar possíveis inconsistências relacionadas ao segundo pedido de recuperação judicial (RJ) da companhia. As informações são do portal "InfoMoney".

A ação judicial, assinada por mais de 200 acionistas minoritários da Oi, foi ajuizada em caráter de urgência, no último dia 31 de agosto. Os acionistas contaram com a assistência do Instituto Empresa, uma associação que representa investidores minoritários de empresas de capital aberto.

“Com informações e avaliações técnicas que indicavam a estabilidade financeira da companhia até pelo menos 2025, a empresa apresentou um panorama otimista tanto para seus acionistas quanto para o mercado em geral”, diz o texto entregue à Justiça.

Os acionistas destacam que tal postura da Oi estimulou a permanência dos investidores, além de incentivar novos investimentos e aumentos de posições.

O advogado que assinou a petição da Oi, Adilson Bolico da Silva, afirmou que a companhia apresentou parecer técnico de viabilidade econômica, espontaneamente, mas sem ter a real dimensão de suas contas.

Depois de se passarem alguns meses da conclusão do primeiro processo de recuperação judicial, a Oi entrou com um novo pedido de proteção contra credores, que acabou se tornando uma nova recuperação judicial. O problema é que a empresa, logo que saiu de sua primeira recuperação judicial, afirmou que possuía estabilidade financeira para arcar com seus custos até 2025.