O Brasil não enviará tropas para a Ucrânia, diz Lula
Ele também voltou a pedir pelo fim das guerras em Gaza e na Ucrânia.

🗣️ Na última quarta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou que o Brasil não enviará tropas para a Ucrânia. Durante uma coletiva ao lado do primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, no Palácio do Planalto, ele destacou que o Brasil se comprometerá apenas com missões de paz no contexto da reunião.
“O Brasil não enviará tropa, o Brasil só mandará missão de paz. Para negociar a paz, o Brasil está disposto a fazer qualquer coisa. E é isso que o Brasil tem brigado exatamente há 2 anos e não mudará de posição”, afirmou.
Ele também voltou a pedir pelo fim das guerras em Gaza e na Ucrânia, com o objetivo de "cessar a violência e abrir espaço para uma paz duradoura”. Por outro lado, Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido e membro do Partido Trabalhista, afirmou no domingo (16) que estaria disposto a enviar tropas britânicas à Ucrânia em um eventual acordo de paz com a Rússia.
Leia também: Rumble e empresa de Trump processam Moraes nos EUA, diz jornal
💬 “Estamos prontos para contribuir com as garantias de segurança à Ucrânia, colocando nossas próprias tropas no terreno, se necessário“, afirmou Starmer em artigo publicado no jornal The Daily Telegraph. Lula, no entanto, afirmou que se Trump estiver "jogando de verdade" e quiser paz, ele será capaz de conseguir.
“Agora, o Trump ganha as eleições e começa a conversar com o Putin. A preocupação de algumas pessoas é que o Trump tem que chamar o Zelensky para a mesa de negociação porque agora só tem o Putin negociando. E eu também acho errado”, disse.
💭 O presidente do Brasil ainda classificou como "ruim" a tentativa de Trump e intermediar a paz entre dois países. “Acho que o papel do Trump de negociar sem querer ouvir a União Europeia é ruim, é muito ruim, porque a União Europeia se envolveu nessa guerra com muita força, com muita força e eu acho que agora a União Europeia não pode ficar de fora da negociação”, declarou.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump