Novo partido de Elon Musk terá o Bitcoin (BTC) como bandeira

Bilionário quer eleger parlamentares nas eleições e diz que dinheiro fiduciário está com os dias contados.

Author
Publicado em 08/07/2025 às 17:18h - Atualizado 9 horas atrás Publicado em 08/07/2025 às 17:18h Atualizado 9 horas atrás por Wesley Santana

Nos Estados Unidos, um país conhecido pelo seu sistema bipartidário, uma nova situação pode estar acontecendo. O empresário Elon Musk, CEO da Tesla, afirmou que deve ajudar a construir um novo partido político, o American Party (Partido da América, em português).

Como um dos primeiros detalhes sobre a nova agremiação, Musk destacou que a defesa de criptomoedas será uma pauta. Ao responder o questionamento de um seguidor sobre moedas, ele destacou: “O dinheiro fiduciário não tem futuro, então sim defenderemos o Bitcoin (BTC)”.

Moeda fiduciária são aquelas que não estão respaldadas por ativos reais. É o caso das moedas oficiais de países, que são emitidas pelos próprios governos sem estarem necessariamente vinculadas a um ativo físico.

Ele também afirmou que o foco, neste primeiro momento, será na eleição de representantes para o Legislativo. “Apoiar um candidato presidencial não está descartado, mas, nos próximos 12 meses, o foco estará na Câmara dos Representantes e no Senado”, pontuou ele.

A decisão de formar um novo partido político veio depois da briga pública que o bilionário teve com Donald Trump. Ele chegou a trabalhar na equipe do atual presidente dos Estados Unidos, mas deixou o quadro há poucas semanas.

Leia mais: Imposto sobre Bitcoin? 93% da população é contra “MP Taxa Tudo” do governo

Depois das diversas trocas de acusações, Trump destacou que cortaria subsídios dados pelo governo às empresas de carros elétricos. Isso, no fim das contas, afetaria principalmente a Tesla, que é uma das maiores do segmento.

Tudo ficou ainda pior depois que Trump enviou ao Congresso um projeto fiscal que contrariava tudo que queria Musk. Esse foi o estopim das batalhas entre eles, que são dois dos homens mais importantes do mundo.

"Quando se trata de levar nosso país à falência com desperdício e travessuras, vivemos em um sistema de partido único, não em uma democracia. Hoje o Partido América é formado para devolver sua liberdade", disse Musk, ao fundar o novo partido.

Defensores das criptos

Tanto Trump quanto Musk são defensores das criptomoedas e sempre fazem questão de dizer isso aos seus seguidores. No passado, o executivo da Tesla fez diversas recomendações de investimentos, conduzindo vários tokens às suas cotações recordes.

No final do ano passado, por exemplo, o ativo chegou a disparar mais de 170%, depois de uma publicação feita por ele. Atualmente, a meme coin está entre as criptos mais valiosas do mundo, com um market share que supera os US$ 25 bilhões.