Nobel de Economia 2024 vai para estudo sobre prosperidade das nações
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (14).

O Prêmio Nobel de Economia de 2024 foi concedido a Daron Acemoglu, Simon Johnson e James A. Robinson. A Academia Real de Ciências da Suécia anunciou os laureados nesta segunda-feira, 14 de outubro, em Estocolmo.
🏆 Daron Acemoglu, de origem turco-americana, e Simon Johnson, norte-americano, são pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). James A. Robinson, também estadunidense, leciona na Universidade de Chicago.
Os três ganharam o prêmio por “estudos sobre como instituições são formadas e afetam a prosperidade das nações”, segundo explicou a organização do prêmio na cerimônia de apresentação dos vencedores.
Leia também: 2024 ainda terá 5 feriados nacionais e 3 pontos facultativos; veja datas
Conforme anunciado pela Academia Real de Ciências da Suécia, os três laureados foram reconhecidos por suas "pesquisas sobre a formação de instituições e seu impacto na prosperidade das nações".
🎖️ Segundo o comitê, os pesquisadores demonstraram que instituições sólidas são fundamentais para o desenvolvimento de um país. Sociedades com instituições fracas e corruptas tendem a estagnar.
“Reduzir as grandes diferenças de renda entre os países é um dos maiores desafios do nosso tempo. Os laureados demonstraram a importância das instituições sociais para alcançar esse objetivo”, disse Jakob Svensson, Presidente do Comitê do Prêmio em Ciências Econômicas.
Um pouco mais sobre o prêmio
O Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, instituído em 1969 pelo Sveriges Riksbank, representa uma homenagem ao legado do célebre inventor sueco. A criação deste prêmio busca expandir o alcance dos prestigiosos Prêmios Nobel, originalmente dedicados à medicina, física, química, literatura e paz.
👩 Os primeiros economistas a receber o Prêmio Nobel da disciplina foram Ragnar Frisch e Jan Tinbergen, em 1969. Em 2023, a professora Claudia Goldin, da Universidade de Harvard, tornou-se a terceira mulher a ser laureada, sendo reconhecida por suas contribuições para a compreensão das desigualdades de gênero no mercado de trabalho.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA