Nasdaq deve receber IPO de 7 empresas brasileiras em 2025; confira

"Vamos ver empresas brasileiras abrindo capital na Nasdaq já no início de 2025", afirmou a executiva da Nasdaq.

Author
Publicado em 31/08/2024 às 11:32h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 31/08/2024 às 11:32h Atualizado 2 meses atrás por Matheus Rodrigues
O mercado de ações dos EUA tem mostrado sinais de recuperação em 2024 (Imagem: Shutterstock)
O mercado de ações dos EUA tem mostrado sinais de recuperação em 2024 (Imagem: Shutterstock)

📈 O ano de 2025 promete ser um marco para as empresas brasileiras que desejam abrir capital na bolsa de valores dos Estados Unidos.

Segundo Ivana Ferreira, diretora sênior de listagens e mercado de capitais na Nasdaq, entre seis e sete companhias brasileiras estão se preparando para realizar suas ofertas públicas iniciais de ações (IPOs) na Nasdaq, principal bolsa de valores do setor tecnológico nos EUA.

Essas empresas representam uma parcela significativa das latino-americanas que estão prontas para entrar no mercado americano.

Ivana Ferreira, que participou recentemente da Expert XP 2024, destacou que 2025 deve marcar o início de um novo ciclo de IPOs nos Estados Unidos, após um período de incertezas econômicas globais.

"Vamos ver empresas brasileiras abrindo capital na Nasdaq já no início de 2025", afirmou a executiva, ressaltando que o movimento deve ganhar força à medida que as condições do mercado se estabilizam.

O mercado de ações dos EUA tem mostrado sinais de recuperação em 2024, com um volume de ofertas iniciais de cerca de US$ 25 bilhões até o momento e uma projeção de alcançar US$ 30 bilhões até o final do ano.

💲 Esse montante já supera o total acumulado em 2023, indicando um renascimento no interesse por IPOs em Wall Street.

As empresas brasileiras que se preparam para testar o mercado americano são principalmente dos setores de serviços, fintechs e tecnologia.

Essas companhias possuem um alcance de mercado que vai além das fronteiras brasileiras, o que as torna particularmente atraentes para a Nasdaq.

A bolsa tem se adaptado ao novo perfil de empresas que buscam listagem, priorizando companhias com modelos de negócios robustos, sustentáveis e focados em crescimento de longo prazo.

Após um período de intenso movimento de IPOs em 2020 e 2021, seguido por uma retração em 2022 devido ao aumento da inflação e às taxas de juros, o mercado está agora em um ponto de inflexão.

Com essas mudanças, o cenário está favorável para que as empresas brasileiras aproveitem a nova janela de oportunidades no mercado de capitais americano.

📊 A expectativa é que 2025 marque um retorno significativo de IPOs, com um destaque especial para as companhias brasileiras que almejam expandir sua presença global a partir da Nasdaq.