MP denuncia Jair Renan por lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e falsificação de documento
O filho 04 do ex-presidente Bolsonaro supostamente apresentou declarações falsas de faturamento de sua empresa.
🚫 O MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios) apresentou acusações contra Jair Renan Bolsonaro, filho 04 do ex-presidente Jair Bolsonaro, envolvendo os crimes de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e falsificação e uso de documentos falsos.
As acusações giram em torno do uso de informações falsas da empresa de Jair Renan, Bolsonaro Jr. Eventos e Mídia, para obter um empréstimo bancário não reembolsado, conforme apurou o jornal O Globo, nesta quarta-feira (20).
"Não há dúvidas de que as duas declarações de faturamento apresentadas ao banco são falsas, por diversos aspectos, tanto material, em razão das falsas assinaturas do Técnico em Contabilidade [...], que foi reinquirido e negou veementemente ter feito as rubricas, quanto ideológico, na medida em que o representante legal da empresa RB Eventos e Mídia fez inserir nos documentos particulares informações inverídicas consistentes nos falaciosos faturamentos anuais", afirmam os investigadores.
O MPDFT não forneceu detalhes adicionais devido ao sigilo do caso, mas confirmou que Jair Renan foi indiciado pela Polícia Civil do DF em fevereiro, relacionado a ambos os crimes.
A investigação teve início em agosto de 2023, quando a Polícia Civil apreendeu pertences pessoais e um telefone celular de Jair Renan durante a Operação Nexum, que investigava crimes de estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.
De acordo com o inquérito policial, as declarações de faturamento da empresa de Jair Renan e de seu sócio, Maciel Alves, foram consideradas suspeitas, por serem usadas para obter empréstimos bancários. O relatório final da investigação concluiu que essas declarações eram falsas.
Jair Renan negou as acusações em seu depoimento, alegando não reconhecer suas assinaturas nos balanços de faturamento e negou ter solicitado empréstimos. No entanto, evidências como um parecer técnico, testemunhas e registros de atividades bancárias contradizem as alegações.
Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros
LCA e LCI que pagam taxa equivalente acima de 110% do CDI
Genial Investimentos escolhe dois títulos de renda fixa isentos de imposto de renda
A reoneração gradual da folha de pagamento pode afetar o trabalhador?
Caso o presidente aprove o PL, empresas de 17 setores podem voltar a pagar imposto previdenciário.
Tesouro Direto: Nem confisco de dinheiro nos bancos derruba renda fixa
Títulos voltam a pagar mais de 12% ao ano, mesmo com dinheiro esquecido no radar
Política de remuneração a acionistas está sujeita a alterações, diz Petrobras (PETR4)
A petroleira afirmou que a política de dividendos depende de fatores como nível de investimentos e fluxo de caixa operacional.
Fim do Minha casa, Minha Vida? Caixa muda regras e gera prejuízo para construtoras
As mudanças, anunciadas após um período de alta da taxa Selic e pressão sobre a caderneta de poupança, exigem um novo olhar sobre o setor.
Tenda (TEND3) celebra contratos derivativos que envolvem até 4,5 milhões de ações
Os contratos terão validade até abril de 2026.
Qual ação de varejo na B3 é furada após pandemia de apostas online?
No entanto, outras 6 ações do setor valem o risco diante do valuation descontado, conforme analistas