Mercado Livre (MELI34) entra na fila para adquirir Linx

Empresa espera vender bom período

Author
Publicado em 21/10/2024 às 19:20h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 21/10/2024 às 19:20h Atualizado 1 minuto atrás por Wesley Santana
Linx é uma empresa paulista de tecnologia (Imagem: Shutterstock)
Linx é uma empresa paulista de tecnologia (Imagem: Shutterstock)

🛒 Empresa mais valiosa da América Latina, o Mercado Livre (MELI34) está pensando em fazer um M&A no Brasil. A empresa teria planos de adquirir a Linx, de tecnologia para o varejo.

A informação foi publicada pela Brazil Journal, dizendo que a empresa argentina teria começado a pensar na aquisição há duas semanas. A empresa foi colocada à venda no mês passado, sendo que a atual proprietária, a Stone, deve receber propostas até o final do mês.

“Os clientes do Mercado Livre são parecidos com os clientes da Linx. Essa aquisição poderia acelerar muito essa frente nova de software que eles acabaram de lançar,” disse uma das fontes à reportagem”.

💊 Leia mais: EMS faz proposta de fusão com Hypera, com prêmio de 40% nas ações

A Linx é uma empresa que oferece tecnologia financeira para empresas varejistas. Desde que foi colocada à venda, conquistou o interesse de outros players que teriam muito a ganhar com ela.

Um deles é a Totvs (TOTV3), ainda não entrou no processo de concorrência, mas tem interesse, conforme destacaram fontes internas. GIC, Advent e Costellation também são outras possíveis candidatas, ainda segundo a reportagem.

Para o Bradesco BBI, a Totvs inclusive é a compradora natural, já que as estratégias entre as empresas são muito próximas. O banco destaca que não enxerga o Meli como um potencial comprador, já que, diferente da Linx, que é mais focada em grandes varejistas, tem uma estratégia para pequenas e médias empresas.

Expectativa para Black Friday

Um levantamento feito Mercado Livre, divulgado nesta segunda, mostra que 85% dos brasileiros pretendem fazer alguma compra na Black Friday. Esse número representa um avanço de 5% em relação ao registrado no ano passado.

A pesquisa indica que 4 em cada 10 pessoas esperam que os descontos nesta data sejam maiores que 60%. Além disso, mais da metade pretende usar o cartão de crédito para quitar os pedidos e parcelas as compras.

Na lista de desejos, aparecem eletrodomésticos, produtos de casa e decoração, além de eletrônicos. “Vemos o consumidor mais otimista para a data, e a BF se consolidando no mercado brasileiro”, disse Roberta Donato, diretora sênior de Marketplace do Mercado Livre.

A Black Friday de 2024 está marcada para a sexta-feira 29 de novembro, um dia depois da Ação de Graças nos Estados Unidos. A data é marcado por descontos importantes no comércio brasileiro.