Kamala ou Trump? Veja ações que podem ganhar com eleição dos EUA, segundo a XP
Eleição americana está marcada para esta terça-feira (5) e pode afetar setores da economia brasileira, como o agronegócio e a mineração.
Os Estados Unidos são o segundo maior parceiro comercial do Brasil. Por isso, a eleição americana desta semana tende a mexer com o mercado brasileiro. A XP, por exemplo, vê impactos no dólar, mas também em determinados setores da economia, como o agronegócio, a mineração e a indústria.
Em relatório, a XP avalia que o Brasil não deve ser o foco da política externa do próximo presidente dos Estados Unidos, seja Kamala Harris ou Donald Trump. Contudo, alerta para os efeitos que as propostas dos principais candidatos à Casa Branca podem ter na economia brasileira e aponta quais ações da B3 podem sair ganhando com o pleito. Confira:
Kamala Harris
Na avaliação da XP, a eleição de Kamala Harris pode elevar o fluxo de investimentos para mercados emergentes como o Brasil. Isso porque projetos como os que destinam investimentos para a infraestrutura e apoio para as pequenas empresas podem impulsionar a economia americana e, consequentemente, o apetite ao risco do mercado.
💡 Caso esse cenário se confirme, setores importantes para a transição energética, como a produção de minerais críticos e de energias renováveis, seriam os mais beneficiados. Afinal, Kamala Harris também deve manter ou até fortalecer a agenda climática de Joe Biden e o Brasil pode se apresentar como uma alternativa à China neste setor.
"Em termos de minerais críticos, componentes essenciais para a transição energética, a dominância da China nessa área representa uma vulnerabilidade estratégica para os EUA. Nesse contexto, uma solução pode ser encontrada no Brasil, que tem o potencial de se tornar um fornecedor alternativo importante para a China", avalia a XP.
Diante disso, a XP identifica quatro ações brasileiras que podem ser beneficiadas pela eleição de Kamala Harris:
- Suzano (SUZB3): Exposição a maior nível de investimento verde, por meio de papel e produtos bio-degradáveis;
- Weg (WEGE3): Exposição a maior nível de investimento verde, por meio da produção de aerogeradores, baterias e equipamentos de geração solar;
- Vale (VALE3): Produção de minerais críticos, como níquel e cobalto;
- Serena Energia (SRNA3): Exposição a maior nível de investimento verde, por meio da geração de energia via turbinas eólicas e da operação no Texas.
Donald Trump
Donald Trump, por sua vez, deve adotar uma política protecionista, elevando as tarifas de importação, o que pode afetar as exportações brasileiras, impactar o preço de commodities e fortalecer o dólar.
Em relatório, a XP afirma que não está claro se o Brasil conseguiria renovar algumas isenções tarifárias caso o republicano seja reeleito. Por isso, avalia que uma tarifa global de 10% sobre as importações americanas poderia afetar, sobretudo, as exportações brasileiras de petróleo bruto, aço semiacabado e café.
Tarifas mais altas sobre os produtos chineses ainda podem gerar um desequilíbrio entre oferta e demanda de aço, afetando o preço do aço e pressionando as mineradoras. Uma redução do preço do petróleo também não é descartada pela XP, já que Trump promete aumentar a produção americana de petróleo.
Além disso, espera-se que essas medidas aumentam a inflação americana, levando à manutenção de juros altos nos Estados Unidos e ao fortalecimento do dólar. A alta do dólar, por sua vez, também pode pressionar a inflação e os juros brasileiros.
🌱 Ainda assim, a XP vê uma janela de oportunidade para um setor da economia brasileira: o agronegócio. Isso porque o aumento das tensões comerciais entre Estados Unidos e China poderia deslocar a demanda chinesa dos Estados Unidos para o Brasil, beneficiando produtos como soja e milho, como aconteceu entre 2018 e 2020.
A XP também lembra que empresas que têm operações nos Estados Unidos não serão impactadas pelas tarifas de importação e afirma que mineradoras de ouro podem sair ganhando com a eleição de Trump. Afinal, esse cenário pode gerar mais volatilidade nos mercados financeiros e inflação, levando os investidores a procurar o ouro como um ativo de proteção.
A XP aponta, então, seis ações brasileiras que podem ser beneficiadas pela eleição de Donald Trump:
- SLC Agrícola (SLCE3): Demanda chinesa por grãos muda dos EUA para o Brasil devido a guerra comercial;
- BrasilAgro (AGRO3): Demanda chinesa por grãos muda dos EUA para o Brasil devido a guerra comercial;
- Gerdau (GGBR4): A operação americana não tem exposição a tarifas e se beneficia de um preço de aço americano mais alto;
- Aura Minerals (AURA33): Ouro como proteção contra a inflação;
- Braskem (BRKM5): Como tem receita em dólar e custo em reais, ganha com um dólar mais forte;
- Rumo (RUMO3): Demanda chinesa por grãos muda dos EUA para o Brasil devido a guerra comercial.
Eleições dos EUA
As eleições dos Estados Unidos estão marcadas para esta terça-feira (5). O resultado é esperado a partir de quarta-feira (6), já que a apuração não ocorre em tempo real, como no Brasil. E ainda está em aberto, pois Kamala Harris e Donald Trump aparecem tecnicamente empatados nas últimas pesquisas de intenção de voto.
Pesquisa divulgada no sábado (2) pelo jornal The New York Times, por exemplo, mostra Kamala Harris com 47% das intenções de voto e Donald Trump, com 44%. A margem de erro que é de 3,4 pontos percentuais para mais ou menos.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista
Ibovespa vai de foguete, mas quais são as ações mais descontadas da B3 ainda?
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira
Petroleira paga taxa equivalente a IPCA+ 9,50% ao ano em debêntures isentas
BTG Pactual vê oportunidade em renda fixa isenta de imposto emitida por empresa que acaba de se fundir na bolsa brasileira