Julgamento de Bolsonaro, PIB do 2º tri e desemprego nos EUA: Tudo o que movimenta essa semana
Dados econômicos e noticiário político devem mexer com o Ibovespa ao longo dos próximos dias.

Depois de um mês de agosto de valorização, a primeira semana de setembro tem tudo para movimentar a bolsa de valores. O calendário econômico se confunde ao político e pode causar muitas surpresas aos investidores, sejam elas positivas ou negativas.
A semana começa com a divulgação do Relatório Focus, que deve trazer novas projeções do mercado para a inflação, a Selic e o PIB (Produto Interno Bruto) anual. O dado será divulgado pelo Banco Central durante a manhã desta segunda-feira (1º).
Já na terça (2), as atenções se voltam à Brasília, onde começa o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele responde pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
O julgamento será realizado pela Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Carmen Lúcia e Luiz Fux. São esperadas oito sessões de julgamento, que deve se arrastar até, pelo menos, o dia 12 de setembro.
Leia mais: Depois de operação na Amazônia, Ibama notifica JBS (JBSS32) por compra de gado ilegal
Neste mesmo dia, o IBGE divulga o movimento do PIB no segundo trimestre do ano. A expectativa dos analistas é de que haja um incremento entre 0,2% e 0,3% em relação ao 1T25.
Na quarta (3), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas) também divulga números, mas desta vez é a Pesquisa Industrial Mensal, referente a julho. Além disso, o Banco Central publica os dados semanais de fluxo cambial.
Os olhos do mundo vão à Europa na quinta (4), em razão dos dados de vendas do varejo. Nesta data, outros países da Zona do Euro também vão divulgar os dados do PIB do segundo trimestre deste ano.
A semana útil termina com os Estados Unidos divulgando o relatório de emprego do mês de agosto, na sexta (5). Há uma forte expectativa do mercado para saber o movimento da taxa de emprego no país, que pode ditar o rumo da taxa de juros.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado

Bitcoin (BTC) fica quase 10% mais barato em agosto, enquanto Ibovespa salta; veja ranking
Investimentos presentes na bolsa de valores brasileira levam a melhor, em momento de fraqueza do dólar também.

Bitcoin (BTC) entrega 12% ao mês, enquanto Ibovespa tem pior saldo em 2025; veja como foi julho
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Luiz Barsi da Faria Lima: Como gestor do Fundo Verde dribla Trump em 2025 com renda fixa?
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial