Itamaraty consultou Moraes antes de nota contra EUA, diz site
O comunicado dos EUA, embora não cite diretamente, faz menção à recente decisão do ministro Alexandre de Moraes.

🗣️ Em resposta às críticas do governo dos Estados Unidos, comandado por Donald Trump, sobre o bloqueio das redes sociais americanas, como o Rumble, imposto pela Suprema Corte brasileira, o Ministério das Relações Exteriores procurou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), antes de emitir a nota de resposta na quarta-feira (26).
Segundo a reportagem, Moraes contribuiu com sua visão sobre os aspectos jurídicos e também sobre o conteúdo da postagem do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos, segundo informações do site "CNN Brasil".
O Itamaraty inicialmente orientou que se evitasse uma escalada e que o Brasil não caísse em provocações. Contudo, a abordagem foi alterada após a postagem dos americanos na rede social X, iniciando a elaboração de uma resposta.
Leia também: Governo Trump cita Brasil e critica bloqueio a empresas dos EUA, confira
O que diz a nota do Itamaraty
"A manifestação do Departamento de Estado distorce o sentido das decisões do Supremo Tribunal Federal, cujos efeitos destinam-se a assegurar a aplicação, no território nacional, da legislação brasileira pertinente, inclusive a exigência da constituição de representantes legais a todas as empresas que atuam no Brasil. A liberdade de expressão, direito fundamental consagrado no sistema jurídico brasileiro, deve ser exercida, no Brasil, em consonância com os demais preceitos legais vigentes, sobretudo os de natureza criminal", diz a nota do Itamaraty.
💭 O comunicado ainda cita que o "Estado brasileiro e suas instituições republicanas foram alvo de uma orquestração antidemocrática baseada na desinformação em massa, divulgada em mídias sociais".
O que disse o governo americano
Na última quarta-feira (26), um órgão associado ao Departamento de Estado dos EUA (Estados Unidos) expressou críticas relacionadas ao bloqueio de redes sociais americanas por parte das autoridades brasileiras.
💬 O comunicado, embora não cite diretamente, faz menção à recente decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), relacionada à plataforma Rumble. Esse foi o primeiro posicionamento de uma instituição do governo Trump sobre o assunto.
"Respeito pela soberania é uma via de mão dupla com todos os parceiros dos EUA, inclusive para o Brasil", diz o tweet do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental. "Bloquear o acesso à informação e impor multas a empresas sediadas nos EUA por se recusarem a censurar pessoas que vivem nos Estados Unidos é incompatível com valores democráticos, incluindo a liberdade de expressão."

Não foi o Bitcoin (BTC)? Saiba qual classe de investimento mais subiu em janeiro
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA

Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista

Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros