Inflação no Brasil e mudança de horário na B3; saiba o que esperar na semana

Investidores também devem ficar de olho nos indicadores de inflação que também serão divulgados pelos EUA

Author
Publicado em 09/03/2025 às 16:58h - Atualizado Agora Publicado em 09/03/2025 às 16:58h Atualizado Agora por Lucas Simões
Leitura sobre o IPCA pode dar pistas sobre para onde irá à taxa Selic em 2025 (Imagem: Shutterstock)
Leitura sobre o IPCA pode dar pistas sobre para onde irá à taxa Selic em 2025 (Imagem: Shutterstock)

🕠 Para além da agenda de indicadores econômicos ao longo da semana que se inicia, os investidores precisam ficar de olho na mudança de horário de funcionamento da bolsa de valores brasileira, a B3 (B3SA3), a partir desta segunda-feira (10).

Se antes, você estava habituado a que o pregão do mercado à vista se estendesse das 10h às 17h55, no horário de Brasília, saiba que as operações passarão a ser encerradas às 16h55.

O encurtamento do tempo disponível para negociar as ações brasileiras, ETFs e fundos imobiliários, por exemplo, tem a ver com o término do horário de verão nos Estados Unidos e na Europa, impactando a sincronia com os mercados internacionais.

Além das mudanças de horários no mercado à vista, o mais amplamente utilizado pelos investidores de longo prazo, a B3 também mexeu no funcionamento dos mercados a termo, opções, futuros de índices e de dólar, juntamente com os minicontratos.

🗓️ Nos dias 10 a 14 de março de 2025, entre os principais indicadores econômicos que poderão fazer preço nos investimentos por aqui, está a divulgação dos dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nesta quarta-feira (12).

Se no último dia 7 de março conhecemos os números do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no quarto trimestre do ano passado, agora os economistas arregaçaram as mangas para interpretar o que quer dizer a leitura da inflação brasileira referente a fevereiro, dando pistas de quais podem ser os rumos da taxa Selic no futuro.

E não é apenas o Brasil que irá revelar como andam os níveis de preços de seus produtos e serviços, já que nesta semana os Estados Unidos também divulgam os números do seu índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), além do índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês).

Enquanto o consenso de bancos brasileiros espera que o IPCA apresente uma elevação de até + 1,34%, lá fora, a inflação americana é projetada em alta de +0,3%, acumulando uma taxa de 3% nos últimos 12 meses.

➡️ Leia mais: B3 (B3SA3) reduz horário de negociação a partir de 10 de março; veja o que muda

Segunda-feira (10 de março de 2025)

  • 8h - Brasil: IGP-DI fornecido pela Fundação Getúlio Vargas
  • 8h - Brasil: IPC-S fornecido pela Fundação Getúlio Vargas
  • 8h30 - Brasil: Boletim Focus publicado pelo Banco Central
  • 15h - Brasil: Balança Comercial divulgada pela Secretaria de Comércio Exterior

Terça-feira (11 de março de 2025)

  • 5h - Brasil: IPC fornecido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
  • 9h - Brasil: Pesquisa Industrial Mensal publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
  • 11h - Estados Unidos: Relatório Jolts de vagas de trabalho em aberto

Quarta-feira (12 de março de 2025)

  • 8h- Brasil: IGP-M, a inflação do aluguel, fornecida pela Fundação Getúlio Vargas
  • 8h30 - Brasil: Nota à Imprensa sobre a Política Fiscal publicada pelo Banco Central
  • 9h - Brasil: IPCA, a inflação oficial, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
  • 9h30 - Estados Unidos: Índices de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês)
  • 11h - Brasil: Produção e venda de veículos apurada pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores
  • 14h30 - Brasil: Fluxo Cambial publicado pelo Banco Central
  • 15h - Estados Unidos: Resultado Fiscal Mensal

Quinta-feira (13 de março de 2025)

  • 7h - Zona do Euro: Produção Industrial
  • 8h30 - Brasil: Nota à Imprensa sobre a Política Monetária publicada pelo Banco Central
  • 9h - Brasil: Pesquisa Mensal de Serviços fornecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
  • 9h - México: Produção Industrial
  • 9h30 - Estados Unidos: Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês)
  • 9h30 - Estados Unidos: Pedidos semanais de auxílio-desemprego

Sexta-feira (14 de março de 2025)

  • 9h - Brasil: Pesquisa Mensal de Comércio divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística