Inflação e tarifaço de Trump marcam a semana do mercado, veja agenda

Mercado também segue de olho na temporada de balanços do 4º trimestre de 2024.

Author
Publicado em 09/02/2025 às 16:42h - Atualizado 10 dias atrás Publicado em 09/02/2025 às 16:42h Atualizado 10 dias atrás por Marina Barbosa
Inflação sai na 3ª feira (Imagem: Shutterstock)
Inflação sai na 3ª feira (Imagem: Shutterstock)

Depois de muito debate sobre a alta dos preços dos alimentos, a inflação deve continuar no foco do mercado e do governo brasileiro. Isso porque a inflação de janeiro é o principal indicador econômico a ser divulgado nesta semana.

💲 O IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) será publicado na próxima terça-feira (11) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A expectativa dos analistas é de que a inflação siga pressionada pelos alimentos e, por isso, continue rodando acima da meta definida pelo governo. A meta é 3% ao ano, com um intervalo de tolerância de 1,5% a 4,5%.

As projeções do mercado para o IPCA, a Selic e outros indicadores da economia brasileira, contudo, serão atualizadas nesta segunda-feira (10), por meio do tradicional Boletim Focus.

Leia também: Santander, BTG e mais 4 empresas pagam dividendos na semana, confira

A semana ainda traz o desempenho dos setores de serviços e comércio no ano de 2024. Os dados serão divulgados pelo IBGE na quarta (12) e na quinta-feira (13), respectivamente.

📉 Já na sexta-feira (14), o IBGE publicará dados sobre como o desemprego afetava os jovens brasileiros ao final de 2024.

Vale lembrar, contudo, que a taxa de desemprego recuou para 6,6% no ano passado. É o menor patamar da série histórica da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), iniciada em 2012.

Além disso, o mercado segue de olho na temporada de balanços do quarto trimestre de 2024. Empresas como BTG Pactual (BPAC11), Raízen (RAIZ4) e Caixa Seguridade (CXSE3) vão apresentar seus dados nos próximos dias.

Veja aqui todas as empresas que divulgam os resultados do 4T24 nesta semana

EUA

💵 Nos Estados Unidos, a expectativa é pelo acirramento da guerra comercial e por pistas sobre o rumo da taxa de juros.

O presidente americano, Donald Trump, disse que vai anunciar nos próximos dias "tarifas recíprocas". Ou seja, tarifas iguais àquelas que os demais países impõem aos produtos americanos. A medida pode afetar diversos países, inclusive o Brasil.

Além disso, o presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, apresenta o Relatório de Política Monetária e deve responder a perguntas dos parlamentares americanos na próxima terça (11) e quarta-feira (12).

A inflação de janeiro, medida pelo CPI (índice de preços ao consumidor), também sai na quarta-feira (12).