Imposto de Renda 2025: Informe de rendimentos deve ser enviado até 6ª feira

Documento deve ser disponibilizado por empresas e instituições a funcionários e clientes, respectivamente.

Author
Publicado em 26/02/2025 às 14:42h - Atualizado Agora Publicado em 26/02/2025 às 14:42h Atualizado Agora por Marina Barbosa
Declaração deve começar em 17 de março (Imagem: Shutterstock)
Declaração deve começar em 17 de março (Imagem: Shutterstock)

Empresas, órgãos públicos e instituições financeiras têm até sexta-feira (28) para disponibilizar o informe de rendimentos de seus funcionários, servidores e clientes, respectivamente.

🧾 O documento é necessário para o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda 2025, que deve ter início na segunda quinzena de março.

O informe de rendimentos deve conter todos os valores recebidos pelos contribuintes no ano passado, assim como os valores descontados para a Previdência Social e o Imposto de Renda recolhido na fonte.

O rendimento de aplicações financeiras também deve constar no informe fornecido por bancos e corretoras de investimento aos seus clientes.

Imposto de Renda 2025: Guia Completo sobre o IRPF e Declaração de Investimentos

É com base nesses dados que os contribuintes devem preencher os rendimentos tributáveis e não tributáveis recebidos no ano passado. Afinal, se apresentar dados diferentes daqueles que a fonte pagadora enviou ao Fisco, o contribuinte pode acabar caindo na malha fina.

💲 Caso não receba o informe no prazo, os contribuintes devem procurar suas fontes pagadoras. As empresas que não cumprirem o prazo, contudo, podem ser multadas em R$ 41,43.

Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social podem consultar o informe no site ou aplicativo Meu INSS. Veja aqui como fazer.

Declaração do IRPF 2025

A Receita Federal ainda não informou as datas da Declaração do Imposto de Renda 2025. A expectativa, contudo, é de que os detalhes sejam divulgados após o Carnaval e que a declaração possa ser feita entre 17 de março e 30 de maio.

Para ajudar os investidores nesse período de prestação de contas com o Leão, o Investidor10 preparou um guia completo sobre o Imposto de Renda Pessoa Física e a Declaração de Investimentos. Confira aqui.