Governo avalia reestatização de empresas de energia; saiba o que é
Flávio Dino deve articular um grupo de trabalho, incluindo o MME e a Aneel

💡 O governo federal tem estudado a possibilidade de reestatização de empresas de energia, após os apagões em quase todo o Brasil em 2023.
Em entrevista ao "Correio Braziliense", o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, disse que irá ser instalado um procedimento para avaliar a situação do fornecimento de energia.
Dino também deve articular um grupo de trabalho, incluindo o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
"Wadih Damous - secretário nacional do Consumidor, se reuniu com a concessionária do Rio de Janeiro (Enel Energia) e está instaurando um processo, tendo em vista que houve colapsos seguidos em São Paulo, no Rio e no Rio Grande do Sul. Antes, havia ocorrido no Amapá (em 2020, quando o estado viveu 21 dias quase totalmente se fornecimento de luz em 16 municípios)", avaliou.
Leia também: “Lula nunca se disporia a fazer interferência direta”, diz Silveira sobre Vale (VALE3)
🏢 A Eletrobrás (ELET6) foi privatizada em junho de 2022 por R$ 33,7 bilhões. Com isso, a empresa se tornou uma corporação com restrição do poder de voto dos acionistas a até 10%.
Em maio do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), chegou a classificar a decisão de venda da empresa à iniciativa privada como "bandidagem" e "crime de lesa-pátria".
O que é reestatização de empresas
É quando uma empresa que já foi pública, mas foi privatizada, volta a ser patrimônio do governo. Para entrar nesse processo, é necessário analisar o modelo de privatização adotado e aprovado pelo Congresso Nacional.

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Como investir na renda fixa em 2025 após tarifas de Trump ao Brasil?
Presidente dos EUA impõe alíquota de 10% para produtos brasileiros importados por americanos e analistas comentam possíveis impactos nos investimentos

Brasil recorre à renda fixa em dólar em 2025; veja anúncio do Tesouro Nacional
Meta do governo é ter entre 3% e 7% da sua dívida em títulos de renda fixa em dólar