Nova malha da Gol (GOLL4) terá quase 1 milhão de assentos para o exterior
No Brasil, a Gol planeja realizar 60 mil voos entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, com 11 milhões de assentos disponíveis.
A Gol (GOLL4) tinha uma dívida líquida de R$ 31 bilhões em novembro de 2024. A cifra subiu 53% desde janeiro do ano passado, quando a companhia pediu recuperação judicial nos Estados Unidos.
💲 A Gol entrou em recuperação judicial em janeiro para equacionar o pagamento de uma dívida de aproximadamente R$ 20 bilhões. Contudo, acabou ficando ainda mais endividada ao longo do ano passado. Tanto que, em novembro, a sua dívida líquida passou dos R$ 30 bilhões.
Segundo dados apresentados pela empresa à justiça americana, a cifra considera empréstimos e financiamentos, arrendamento e financiamentos DIP, líquidos do total de caixa e equivalentes de caixa.
🤝 Depois disso, no entanto, a Gol disse ter avançado na negociação com credores. A companhia fez um acordo com a sua controladora, Abra, que permitirá a conversão em capital ou a extinção de até R$ 2,5 bilhões em dívidas e obrigações, por exemplo. Por isso, afirmou em dezembro que protocolaria um plano inicial de reestruturação na justiça americana.
Além disso, a empresa firmou um acordo com a Receita Federal neste início de 2025 para parcelas aproximadamente R$ 5,5 bilhões em débitos previdenciários e não previdenciários, com descontos sobre multas, juros e encargos. Esse acordo, no entanto, não impacta o endividamento líquido financeiro da Gol.
"A reestruturação financeira da Gol por meio do procedimento de Chapter 11 atualmente em curso permanece necessária, a fim de que a Companhia alcance uma estrutura de capital sustentável e possa atender integralmente a suas obrigações financeiras a longo prazo", disse a Gol, na última quinta-feira (2).
Leia também: AZUL4 e GOLL4 regularizam R$ 7,5 bilhões em dívidas com o Brasil; ações sobem
📉 Os dados apresentados pela Gol à justiça americana também mostram um novo prejuízo no mês de novembro. O resultado negativo, no entanto, diminuiu em relação a outubro.
A Gol teve um prejuízo de R$ 176 milhões em novembro de 2024, uma redução de quase 48% em relação ao rombo de R$ 338 milhões registrado em outubro.
Além de um prejuízo de R$ 176 milhões e uma dívida líquida de R$ 31 bilhões, a Gol teve uma receita líquida de R$ 1,7 bilhão em novembro de 2024. Com isso, o Ebitda foi de R$ 448 milhões, com uma margem de 26%. O caixa total foi de R$ 2 bilhões e as contas a receber, de R$ 3,6 bilhões.
A Gol ressaltou, por sua vez, que esses dados foram elaborados de acordo com a metodologia estabelecida pelo Chapter 11 dos Estados Unidos. Por isso, "não devem ser comparadas com as demonstrações financeiras públicas divulgadas anteriormente pela Gol e que tenham sido preparadas de acordo com metodologias diferentes".
No Brasil, a Gol planeja realizar 60 mil voos entre dezembro de 2025 e fevereiro de 2026, com 11 milhões de assentos disponíveis.
Serviço será realizado entre SP e Caracas quatro vezes por semana.
A empresa também anunciou a conclusão do seu processo de restruturação financeira nos EUA.
Investidores já haviam embolsado ganhos de capital de quase +70% nos últimos 30 dias, se antecipando ao fato.
Após a saída do Chapter 11, a empresa projeta uma posição de liquidez sólida, em torno de US$ 900 milhões.
Empresa deve deixar o Chapter 11, nos EUA, em junho
O plano de reorganização judicial da companhia foi aprovado nesta terça-feira (20) por um tribunal de Nova York, nos EUA.
Financiamento deve cobrir os custos da recuperação judicial, além de garantir capital de juro para operações futuras.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?