Focus: Mercado eleva projeção para o PIB de 2024
Analistas também reduziram a expectativa para a inflação, mas mantiveram previsões para a Selic e o câmbio
O mercado melhorou a projeção de crescimento da economia brasileira e reduziu a expectativa de inflação para 2024. É o que mostra o Boletim Focus, divulgado nesta terça-feira (27) pelo Banco Central.
PIB
📈 Os analistas do mercado financeiro elevaram pela segunda semana consecutiva a projeção de crescimento da economia brasileira em 2024 e agora projetam um PIB de 1,75% para este ano.
A projeção era de 1,68% há uma semana e de 1,60% há um mês. Já para 2025, a expectativa de alta do PIB foi mantida em 2%.
O PIB de 2023 será divulgado na próxima sexta-feira (1º) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O mercado acredita que a economia brasileira cresceu 2,9% no ano passado, enquanto o governo aposta em uma alta de 3%.
Leia também: IPCA-15: Educação impulsiona prévia da inflação de fevereiro em 0,78%
IPCA e Selic
📉 Além disso, mercado reduziu de 3,82% para 3,80% a projeção para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de 2024. Para 2025, a projeção passou de 3,52% para 3,51%.
Com o ajuste, a expectativa de inflação do mercado fica mais perto do centro da meta que deve ser perseguida pelo Banco Central. A meta é de 3%, com um intervalo de tolerância de 1,5% a 4,5%, em 2024 e 2025.
Ainda assim, o mercado manteve a projeção para a taxa Selic em 9% em 2024 e 8,50% em 2025. A taxa básica de juros está em 11,25% ao ano atualmente, mas o Copom (Comitê de Política Monetária) antevê novos cortes de 0,5 ponto percentual da Selic nas suas duas próximas reuniões, em março e maio.
A projeção para o câmbio ficou estável em R$ 4,93 em 2024 e R$ 5 em 2025. O Boletim Focus, que normalmente é divulgado nas segundas-feiras, foi publicado com atraso nesta terça-feira (27) em razão da operação padrão dos servidores do BC, que estão em negociação salarial com o governo.
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Petroleira paga taxa equivalente a IPCA+ 9,50% ao ano em debêntures isentas
BTG Pactual vê oportunidade em renda fixa isenta de imposto emitida por empresa que acaba de se fundir na bolsa brasileira
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump
Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Dividendos em dólar: Quais setores do S&P 500 pagarão mais em 2025?
BTG Pactual estima quais serão os patamares de dividend yield no índice acionário das 500 maiores empresas dos EUA
Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros