Febraban eleva estimativa de expansão de crédito para este ano
Para este ano, a projeção de expansão da carteira de crédito é de 8,8%, em comparação com a estimativa anterior de 8,4%.
🏦 De acordo com os dados da Pesquisa de Economia Bancária e Expectativas da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), houve um ajuste na previsão de expansão da carteira de crédito para este ano, que agora é de 8,8%, em comparação com a estimativa anterior de 8,4%. Essa revisão ascendente é impulsionada pelo crédito direcionado, projetado para aumentar de 8,9% para 9,9%, enquanto o crédito livre também apresenta um aumento, passando de 8,1% para 8,5%.
Além disso, as projeções dos bancos para o crédito em 2025 também foram divulgadas, revelando uma melhoria nas expectativas. A expansão da carteira total prevista para o próximo ano foi ajustada para 8,9%, comparada aos 8,1% anteriores, com revisões positivas tanto para os recursos livres (+8,9% versus +8,6%) quanto para os direcionados (+8,9% versus +8,0%).
O diretor de Economia, Regulação Prudencial e Riscos da Febraban, Rubens Sardenberg, destaca que, apesar das incertezas recentes, a pesquisa reflete um sentimento positivo dos participantes em relação à economia em geral e ao crédito especificamente, prevendo um crescimento mais robusto do que o anteriormente esperado.
Quanto à taxa de inadimplência da carteira livre, a pesquisa indica estabilidade na projeção para 2024, permanecendo em 4,5%, o que representa uma ligeira queda em relação ao índice atual (4,6% em fevereiro, segundo o Banco Central). Para 2025, a projeção foi revisada para baixo, passando de 4,3% para 4,2%.
Em relação à política monetária, metade dos participantes não alterou suas expectativas em relação ao ciclo de cortes da taxa Selic, mesmo após a mudança na orientação futura do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.
Enquanto isso, a outra metade das pessoas consultadas espera um ciclo mais lento (30%), mais curto (5%) ou ambas as opções (15%). A mediana para a taxa indica mais dois cortes de 0,50 ponto porcentual, seguidos de cortes de 0,25 ponto porcentual em julho e novembro, quando a taxa chegaria a 9,25%.
Sobre a atividade econômica, a maioria dos participantes (55%) acredita que a economia continuará surpreendendo positivamente, resultando em um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) superior ao estimado pelo consenso atualmente (+1,85%).
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Eneva (ENEV3) compra ações e debêntures do FI-Infra BDIV11 do BTG Pactual
Elétrica também promove reorganização societária envolvendo a BTG Pactual Holding Participações; entenda
Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista
Ibovespa vai de foguete, mas quais são as ações mais descontadas da B3 ainda?
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira
Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos
Onde brasileiros investem dinheiro sacado da poupança em 2024? XP revela
Corretora aponta quais investimentos de renda fixa estão recebendo aportes provenientes da caderneta
Selic a 11,25%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI a 96% do CDI
Renda fixa isenta de imposto de renda volta a pagar mais de 1% ao mês, com remuneração líquida de 12,32% ao ano