EUA e Japão fecham acordo sobre minerais críticos e terras raras

O acordo foi fechado durante a visita de Trump ao Japão nesta terça-feira (28).

Author
Publicado em 28/10/2025 às 09:54h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 28/10/2025 às 09:54h Atualizado 1 dia atrás por Elanny Vlaxio
Os EUA contam com apenas uma mina de terras raras em operação (Imagem: Divulgação)
Os EUA contam com apenas uma mina de terras raras em operação (Imagem: Divulgação)
🤝 O presidente dos EUA, Donald Trump, e a primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, assinaram nesta terça-feira (28)  um acordo que visa garantir o fornecimento de minerais críticos e terras raras por meio de mineração e processamento, informou a Casa Branca. O acordo foi fechado durante a visita de Trump ao Japão.
Segundo a Casa Branca, Estados Unidos e Japão planejam cooperar com o uso de políticas econômicas e investimentos coordenados para acelerar o desenvolvimento de mercados diversificados para minerais críticos e terras raras. A China processa mais de 90% desses materiais e ampliou recentemente suas restrições às exportações.
Os EUA contam com apenas uma mina de terras raras em operação e correm para assegurar o fornecimento de minerais essenciais para veículos elétricos, defesa e manufatura avançada. Trump deve se encontrar com o presidente Xi Jinping na quinta-feira (30). Como parte do acordo, os dois países concordaram em simplificar e agilizar os processos de licenciamento para minerais críticos e terras raras.
📄 "O acordo ajudará ambos os países a fortalecer a segurança econômica, promover o crescimento econômico e, assim, contribuir continuamente para a prosperidade global", afirma o documento. Segundo comunicado, em encontro a portas fechadas, Takaichi disse que indicaria Trump para o Prêmio Nobel da Paz e parabenizou o presidente por seu papel na conquista de cessar-fogo em Gaza.
Vale citar que as terras raras, um conjunto de 17 elementos químicos, existem em abundância em diferentes países, mas a maior parte está concentrada na China e no Brasil. As terras raras são utilizadas na fabricação de diversos produtos, como televisores de tela plana, celulares, lâmpadas fluorescentes compactas, ímãs permanentes, catalisadores de gases de escapamento e lentes de alta refração.
📝 O mais recente resumo de commodities minerais, com dados de 2024, aponta a China como o país com a maior reserva de terras raras, com 44 milhões de toneladas, seguida pelo Brasil (21 milhões) e Índia (6,9 milhões). A China também é a maior produtora, com 270 mil toneladas extraídas em 2024, seguida pelos Estados Unidos (45 mil toneladas) e Myanmar (31 mil toneladas).