Embraer (EMBR3) e Alemanha ampliam cooperação

Instituições vão trabalhar em atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia pré-competitiva no setor aeronáutico

Author
Publicado em 09/10/2023 às 17:09h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 09/10/2023 às 17:09h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Memorando foi assinado em visita de comitiva da DLR à Embraer. Foto: Shutterstock
Memorando foi assinado em visita de comitiva da DLR à Embraer. Foto: Shutterstock

A Embraer (EMBR3) e o Centro Aeroespacial Alemão (DLR, na sigla em alemão) ampliaram a cooperação na pesquisa e no desenvolvimento tecnológico no setor aeronáutico. Com isso, trabalharão juntos em projetos como o design de aeronaves.

A parceria está prevista em um memorando de entendimento para a colaboração em atividades de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia pré-competitiva. O documento foi assinado na semana passada, durante uma visita da professora e CEO da DLR, Anke Kaysser-Pyzalla, à Embraer, em São José dos Campos, São Paulo.

Segundo comunicado publicado nesta segunda-feira (9) pelas duas instituições, “o objetivo é avaliar a possibilidade de estabelecer uma futura cooperação em uma ampla gama de iniciativas, incluindo projeto de design de aeronaves, sistemas e física de voo, arquiteturas de sistemas, testes em voo, experimentos em túnel de vento, estruturas e materiais, e segurança”.

“Em parceria com a Embraer, estamos priorizando desafios como aerodinâmica e física do voo, bem como condução de estudos em túnel de vento e ensaio em voo”, afirmou Anke Kaysser-Pyzalla.

“Este acordo representa mais um passo importante em nossa jornada tecnológica rumo ao futuro da aviação sustentável em parceria com centros de pesquisa globais", acrescentou o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, Maurílio Albanese Novaes Júnior.

Embraer e DLR são parceiros desde 2001, especialmente na área de formação de gelo em aeronaves, modelagem aerodinâmica e aeroelasticidade. Desde 2017, também trabalham juntos em projetos de sustentabilidade, como a redução de ruído e a minimização do impacto da aviação nas mudanças climáticas.