Em visita oficial de Lula, Vietnã reabre mercado para carne brasileira

País importa mais de US$ 300 bilhões em proteína animal por ano

Author
Publicado em 28/03/2025 às 17:45h - Atualizado 2 dias atrás Publicado em 28/03/2025 às 17:45h Atualizado 2 dias atrás por Wesley Santana
Lula e Luong Cuong em cerimônia oficial (Imagem: PR)
Lula e Luong Cuong em cerimônia oficial (Imagem: PR)

O governo do Vietnã anunciou, nesta sexta-feira (28), a abertura de seu mercado para a carne bovina brasileira. A decisão acontece em meio à visita oficial do presidente Lula ao país asiático.

🍖 O Vietnã não comprava a proteína brasileira desde 2. A estimativa oficial é que o Vietnã importe 300 mil toneladas de carne todos os anos, o que se mostra uma grande oportunidade de negócio para os produtores brasileiros.

"Depois de muitos anos de tentativa, o primeiro-ministro anunciou que finalmente vai comprar carne brasileira para o mercado do Vietnã. É uma notícia extraordinária e acho que é muito importante para o Vietnã e para o Brasil", disse Lula em vídeo publicado no X.

O presidente aproveitou mais essa parada na Ásia para estreitar as relações diplomáticas entre o Brasil e o Vietnã. Parte disso reflete no convite do presidente vietnamita para participar da COP30, que será realizada em Belém do Pará, e para a Cúpula do BRICS, no Rio de Janeiro, ambos ainda em 2025.

Leia mais: Visita de Lula ao Japão termina com assinaturas de 10 acordos de cooperação

"Adotamos um plano de ação abrangente para o período 2025-2030, que nos ajudará a avançar em diversas áreas", afirmou Lula ao lado do presidente Luong Cuong. O café, produto importante na economia dos dois países, também foi tema das conversas entre as duas comitivas.

O Vietnã é um dos maiores países da região, considerado um dos cinco tigres asiáticos por causa do seu crescimento acelerado. Em 2023, o PIB (Produto Interno Bruto) foi de US$ 429,7 bilhões, entre os 5 maiores do continente.

Embraer na lista

As discussões também passaram pela venda de aeronaves da Embraer para a estatal Vietnam Airlines. Em discurso oficial, Lula destacou a linha E-Jets da fabricante brasileira como solução para as rotas regionais da companhia aérea.

“Espero que a Vietnam Airlines possa avaliar positivamente a oferta da Embraer para os jatos da família E-Jets, ideais para a conectividade regional”, afirmou Lula. “Nenhuma colaboração é tão estratégica para o futuro de dois países emergentes quanto a cooperação em educação e em ciência e tecnologia”, continuou.

A visita de Lula ao Vietnã acontece depois que o presidente passou pelo Japão, onde assinou ao menos 10 acordos bilaterais. Além disso, o chefe do Executivo também aproveitou o momento para iniciar discussões sobre um eventual acordo econômico entre Mercosul e Japão.