Ambipar na mira da CVM: Alta de 800% nas ações levanta suspeitas de manipulação
Entre os nomes citados estão Nelson Tanure, Tércio Borlenghi, o Banco Master, e fundos ligados à gestora Trustee DTVM.
A Ambipar (AMBP3) lançou nesta segunda-feira (29) uma nova estratégia de "fortalecimento da parceria" com investidores: um programa de visita a suas unidades no Brasil e no exterior.
De acordo com a companhia, o programa de visitas é uma "forma de reforçar o relacionamento e a transparência junto ao mercado".
♻️ "Acreditamos que conhecer nossa operação de perto é fundamental para fortalecer nossa parceria e construir juntos um futuro ainda mais sustentável", afirmou.
A iniciativa ocorre em meio a um momento de renovação da empresa, que teve um início de ano difícil na B3, mas tem tentado recuperar a confiança do mercado e parece estar se dando bem nessa empreitada.
As ações da Ambipar chegaram a cair mais de 50% nos cinco primeiros meses de 2024. Depois disso, a companhia anunciou a recompra de até 20,8 milhões de ações; antecipou a meta de reduzir a alavancagem para 2,5x em um ano e meio, de dezembro de 2026 para junho de 2025; contratou a Itaú Corretora como formadora de mercado e, recentemente, reestruturou a sua diretoria. Na última terça-feira (23), a Ambipar anunciou a eleição de João Daniel Piran de Arruda, ex-Bank of America, como diretor financeiro da companhia.
📈 Resultado: as ações da Ambipar saltaram 60,7% em junho e já acumulam uma alta superior a 220% em julho. Ou seja, mais do que o suficiente para reverter as perdas sofridas de janeiro a maio deste ano. No acumulado de 2024, o papel agora conta com uma valorização de 158%, pelo menos até esta segunda-feira (29), quando era negociado na casa dos R$ 42 na B3.
Leia também: Petrobras (PETR4) faz oferta por bloco de petróleo na Namíbia
A Ambipar vai estrear o programa de visitas para investidores abrindo as postas do centro de economia circular inaugurado neste ano em Santiago, no Chile. Com um investimento de US$ 25 milhões, o empreendimento é considerado o maior desse tipo da América Latina.
De acordo com a companhia, a visita terá uma duração de aproximadamente 2 horas no próximo dia 10 de agosto. A entrada é gratuita, mas os custos com logística e hospedagem são de responsabilidade de cada participante.
Depois disso, a Ambipar fará visitas no complexo operacional de Nova Odessa e no complexo de mineração urbana de São José dos Campos, ambos em São Paulo, em setembro e outubro, respectivamente. Visitas a outras instalações devem ser confirmadas no início de 2025, segundo a companhia.
A Ambipar é uma multinacional brasileira voltada à gestão ambiental, sobretudo por meio da economia circular, isto é, do tratamento, reuso, reparo e reciclagem de materiais. A companhia tem operações em quase 40 países.
Entre os nomes citados estão Nelson Tanure, Tércio Borlenghi, o Banco Master, e fundos ligados à gestora Trustee DTVM.
Agência descontinuou ratings, após o pedido de recuperação judicial da empresa.
A empresa também respondeu a um segundo ofício da B3 referente ao plano de reestruturação.
A Ambipar havia solicitado o depósito como garantia de contratos de derivativos firmados com o banco alemão.
A decisão decorre dos impactos diretos do processo judicial em curso sobre os trabalhos de revisão e auditoria das demonstrações financeiras.
A Justiça negou o mandado do Santander contra Ambipar, enquanto credores acusam empresa de “forum shopping” ao escolher sede no Rio para RJ.
Regulador quer entender discrepância entre o alto caixa declarado e o pedido de recuperação judicial.
Decisão suspende execuções contra a empresa e dá 60 dias para apresentação do plano de recuperação; ações sobem 15% no dia.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?