Dow Jones e S&P 500 batem recorde mesmo com shutdown; é hora de investir?
Mercado acionário americano avança com corte de juros, mas especialistas alertam para riscos nas próximas semanas.

Alguns dos principais índices acionários dos Estados Unidos tiveram uma semana para nunca mais esquecer. Mesmo diante do shutdown, que paralisa alguns dos serviços públicos no país, as ações de empresas alcançaram níveis jamais vistos na história.
Os índices Dow Jones e S&P 500 estão nesta lista, já que renovaram seus patamares recordes várias vezes ao longo dos últimos dias. Enquanto o Dow Jones encerrou a semana aos 46.758 pontos, o S&P 500 avançou para 6.715 pontos, de acordo com as gestoras responsáveis pelos indicadores.
O plano de fundo para esse desempenho é o corte na taxa de juro básico no país, que, desde o mês passado, performa no intervalo entre 4% e 4,25% ao ano. O Fed (Federal Reserve) manteve o indicador entre 4,25% e 4,5% por muito tempo, mas resolveu que essa era a hora de reduzir a taxa.
Leia mais: Ambipar (AMBP3) sangra quase 50%, mas Ibovespa fecha 6ª-feira no azul
Embora o corte tenha sido leve, muitos investidores já olham para um horizonte mais prolongado, projetando um novo corte nos juros nas próximas reuniões do Banco Central dos EUA. Há quem veja os juros no patamar de 3% ao ano para o primeiro trimestre de 2026.
No mês de setembro, o S&P 500 entregou uma valorização de 3,5% aos investidores, o que representa quase 10 vezes o patamar dos juros básicos. Esse foi o melhor desempenho para o índice em quase 15 anos.
É hora de entrar?
Há quem pense que essa é a hora exata para comprar ações de empresas dos EUA ou, ainda, aproveitar os índices que reúnem diversos tickers. No entanto, na análise da Ágora Investimentos, essa pode não ser a melhor escolha.
Em entrevista ao Estadão, o economista-chefe da corretora de investimentos, Dalton Gardimam, destaca que os próximos meses podem ser desafiadores para o ativo. Ele entende que o mercado acionário dos EUA está dependente das sete maiores empresas do mundo, companhias essas que podem enfrentar um período perigodo.
“Não entraria neste momento no S&P 500. Quem já investe pode aproveitar para realizar lucros ou mudar um pouco da posição. Mas eu definitivamente não começaria a investir agora, sobretudo nas Sete Magníficas”, disse Gardimam.
Ele explica que existe uma séria preocupação sobre o rumo da economia norte-americana, baseada em indicadores sociais. Uma dessas é o dado de emprego divulgado pelo governo local que mostrou uma redução de 32 mil oportunidades no país, na contramão da previsão dos analistas que projetavam a geração de 50 mil empregos em setembro.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado

Cadê o ouro? Está entre os investimentos mais rentáveis em setembro; veja ranking
Metal precioso salta +10% nos últimos 30 dias, mas também dispara quase +50% em 2025.

Bitcoin (BTC) fica quase 10% mais barato em agosto, enquanto Ibovespa salta; veja ranking
Investimentos presentes na bolsa de valores brasileira levam a melhor, em momento de fraqueza do dólar também.

Bitcoin (BTC) entrega 12% ao mês, enquanto Ibovespa tem pior saldo em 2025; veja como foi julho
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa