Diretora do Fed processa Trump por tentativa de demissão

A ação afirma que Trump infringiu uma lei federal que limita a demissão de diretores do Fed.

Author
Publicado em 28/08/2025 às 11:29h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 28/08/2025 às 11:29h Atualizado 1 minuto atrás por Elanny Vlaxio
Cook ocupa um dos sete assentos no Conselho de Diretores (Imagem: Reprodução/ Federal Reserve)
Cook ocupa um dos sete assentos no Conselho de Diretores (Imagem: Reprodução/ Federal Reserve)

👀 Nesta quinta-feira (28), a diretora do Fed (Federal Reserve) Lisa Cook entrou com uma ação judicial alegando que o presidente dos EUA, Donald Trump, não possui poder para destituí-la. A ação afirma que Trump infringiu uma lei federal que limita a demissão de diretores do Fed a casos de justa causa, ao anunciar em 25 de agosto sua decisão de demiti-la.

Cook ocupa um dos sete assentos no Conselho de Diretores, que, juntamente com cinco dos 12 presidentes regionais do Fed, integra o Comitê Federal de Mercado Aberto. Doutora em Economia, Cook atuava como professora de economia e relações internacionais na Universidade Estadual de Michigan antes de assumir a função.

O que diz Trump

🗣️ Na segunda-feira (25), Lisa Cook foi demitida do cargo de diretora do Fed pelo presidente dos Estados Unidos, que já havia pedido sua renúncia. A decisão de Trump foi motivada por recomendação do chefe da Agência Federal de Financiamento Habitacional para que o Departamento de Justiça investigasse Cook por suposta fraude em operações hipotecárias.

Além disso, a fala chega semanas após Trump pedir a demissão da chefe do Departamento do Trabalho, Erika McEntarfer, após a divulgação do relatório de empregos, o payroll, dos Estados Unidos. Segundo ele, as revisões negativas nos dados reforçam suspeitas de manipulação política, uma vez que McEntarfer foi nomeada para o cargo pelo presidente Joe Biden (Partido Democrata).

Leia também: Banco do Brasil (BBAS3) não bloqueou cartões de Moraes, diz site