2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
🛒 Uma das principais redes de atacarejo do mundo, o Makro decidiu deixar a Argentina na última semana. A decisão parte da queda do consumo massivo que o país vizinho enfrenta nos últimos anos, mas que se intensificou em 2024.
Os controladores do atacado estão em conversa com grupos empresariais locais na tentativa de vender o ativo por US$ 200 milhões, equivalente a mais de R$ 1 bilhão. A empresa não confirmou as negociações, mas a imprensa argentina obteve acesso a documentos que comprovam as conversas.
A saída do mercado argentina acontece um ano depois que a rede também deixou o Brasil, Venezuela e Peru. O grupo holandês SHV estaria em um processo de desinvestimento na América Latina e, agora, só mantém as operações da Colômbia.
🚨 Leia mais: Americanas (AMER3) derrete 92% no mês e terá grupamento de ações
Na Argentina, só em agosto, houve uma queda de 18,5% no consumo das famílias, motivada pela alta do custo de vida e da disparidade dos salários. Esse, portanto, é o cenário indicado para que empresas de varejo -que são as mais impactadas- realizem estruturações de negócio.
É importante destacar que, diferente de quando o Makro desembarcou na América do Sul, hoje varejo alimentar é bastante distinto. Além das redes de supermercado que se espalharam pelas grandes cidades, há também o modelo de negócio conhecido como mercado de proximidade, em que as unidades são inauguradas cada vez mais próximas dos consumidores.
A rede Makro é uma subsidiária da SHV Holding que está presente em 74 países operando diferentes marcas. A empresa desembarcou na Argentina em 1988.
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Índice de BDRs, carteira de empresas estrangeiras com ações listadas no Brasil, entrega quase 6% ao mês.
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado
Metal precioso salta +10% nos últimos 30 dias, mas também dispara quase +50% em 2025.
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?