2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
📚 Nesta quarta-feira (27), o mundo perdeu um dos grandes nomes da psicologia e da economia comportamental, Daniel Kahneman, aos 90 anos de idade.
Conhecido como o "pai da economia comportamental", Kahneman recebeu o Prêmio Nobel de Economia em 2022 por suas contribuições revolucionárias nesse campo de estudo.
O trabalho de Kahneman teve um impacto significativo ao desafiar suposições de décadas sobre a racionalidade na tomada de decisões econômicas.
Ele foi pioneiro ao revelar a lógica por trás de diversos comportamentos humanos intrigantes, como a relutância das pessoas em vender ações que estão em baixa ou a tendência de viajar longas distâncias para economizar em pequenas compras, mas não fazer o mesmo em compras mais caras.
📊 Ao lado do psicólogo Amos Tversky, Kahneman identificou e isolou preconceitos que distorcem a tomada de decisões, como a aversão à perda e a influência da forma como uma pergunta é formulada sobre a resposta.
Um exemplo clássico é a diferença na aceitação de um programa de saúde dependendo de se destacar as vidas salvas ou as vidas perdidas.
Steven Pinker, professor da Universidade de Harvard, descreveu Kahneman como "o psicólogo vivo mais influente do mundo", ressaltando a monumentalidade de seu trabalho na história do pensamento.
Kahneman alertou que o cérebro humano muitas vezes reage rapidamente e com base em informações incompletas, levando a resultados infelizes. "As pessoas são projetadas para contar a melhor história possível", explicou em uma entrevista à Associação Americana de Psicologia em 2012.
"Não perdemos muito tempo dizendo: 'Bem, há muita coisa que não sabemos'. Nós nos contentamos com o que sabemos."
Com a morte de Daniel Kahneman, o mundo perde não apenas um grande cientista, mas também um pensador cujo legado continuará a influenciar o pensamento econômico e comportamental por muitas gerações.
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Índice de BDRs, carteira de empresas estrangeiras com ações listadas no Brasil, entrega quase 6% ao mês.
Metal precioso salta +10% nos últimos 30 dias, mas também dispara quase +50% em 2025.
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?