Criptomoedas: O tema preferido dos influencers de finanças, veja ranking

O que mais gerou curtidas e comentários no 1º semestre de 2023, no entanto, foi a renda fixa

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Publicado em 04/01/2024 às 18:21h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 04/01/2024 às 18:21h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Criptomoedas (Shutterstock)
Criptomoedas (Shutterstock)

As criptomoedas são o ativo mais comentado pelos influenciadores digitais que falam de finanças no Brasil. O tema que mais gera engajamento nas redes sociais, no entanto, é a renda fixa. Pelo menos é o que indica um estudo da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). 

A Anbima analisou as publicações de 515 influenciadores de finanças ao longo do primeiro semestre de 2023, em parceria com o Ibpad (Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados). Foram analisadas 313,9 mil publicações no Facebook, Instagram, X e YouTube, das quais 31% faziam menções a produtos financeiros.

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🤳 Os posts dos influencers sobre ativos do mercado financeiro, portanto, somaram 96,8 mil no primeiro semestre de 2023. O número é 25% maior que o registrado no segundo semestre de 2022. Segundo a Anbima, só sete dos 515 influenciadores monitorados não mencionaram produtos de investimento em suas postagens.

Vale lembrar que em novembro de 2023 a Anbima implementou regras para aumentar a transparência de posts patrocinados sobre investimentos. Desde então, os influenciadores precisam deixar claro quando uma publicação é propaganda, informando inclusive quem contratou o anúncio. O contratante, por sua vez, é responsável por garantir que o influencer tenha as certificações necessárias para analisar o produto financeiro anunciado.

Criptomoedas: mais faladas

Segundo o estudo da Anbima e do Ibpad, a renda variável foi o assunto de 93% das 96,8 mil publicações em que os influenciadores mencionaram produtos financeiros no primeiro semestre de 2023. E o ativo mais citado nesses posts foram as criptomoedas

🪙 As criptos respondem por 26,1% das postagens, mas são seguidas de perto pelas outras moedas, como o dólar (25,9%). Os dividendos completam o pódio dos produtos mais falados pelos influencers, com 15% de menções.

Veja o ranking dos produtos mais mencionados pelos influenciadores de finanças no Brasil:

  • Criptomoedas: 26,1%;
  • Moedas: 25,9%;
  • Dividendos: 15%;
  • Ações: 14,8%;
  • FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário): 6,7%;
  • Poupança: 2,2%;
  • Commodities: 2,1%;
  • Tesouro Direto: 1,7%;
  • Imóveis: 1,2%;
  • CDB (Certificado de Depósito Bancário): 1,2%;
  • Outros: 3,3%.

Gerente-executiva de Comunicação, Marketing e Relacionamento da Anbima, Amanda Brum disse que "polêmicas relacionadas a criptomoedas, envolvendo inclusive famosos, alavancaram a produção de conteúdo sobre o produto".

Ela também lembrou, contudo, que "o primeiro semestre de 2023 ficou marcado pelos casos Americanas (AMER3) e Light (LIGT3), que motivaram uma busca mais intensa por conteúdos que contemplassem opções para mitigar os riscos associados à renda variável e ao crédito privado".

Renda fixa: mais curtida

Apesar do foco dos influenciadores nos ativos de renda variável, o que mais gerou engajamento nas redes sociais no primeiro semestre de 2023 foram os ativos de renda fixa, sobretudo os CDBs e os títulos do Tesouro Direto. A poupança completa o ranking.

👍 Segundo o estudo, os posts dos influenciadores tiveram um engajamento médio de 4,4 mil curtidas, comentários e compartilhamentos por publicação. O engajamento, no entanto, foi em média 118% maior nos posts sobre renda fixa. Os de criptomoedas, por sua vez, ficaram na oitava posição do ranking.

Veja a média de interações por post, de acordo com o tema:

  • CDB: 10.956;
  • Tesouro Direto: 10.175;
  • Poupança: 8.861;
  • Dividendos: 7.119;
  • Imóveis: 5.633;
  • Moedas: 5.039;
  • FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário): 5.148;
  • Criptomoedas: 2.988.
  • Commodities: 2.510;
  • Outros: 3.461;
  • Ações: 876.

"A Selic ainda na casa dos dois dígitos e os eventos relacionados aos papéis privados no primeiro semestre motivaram a busca por informações sobre investimentos que tragam retorno financeiro e sejam menos arriscados", comentou Amanda Brum.

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