Conheça a marca esportiva que dobrou na bolsa desde janeiro

Asics conseguiu entregar mais retorno ao acionista que a Nike em 2024

Author
Publicado em 11/08/2024 às 16:17h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 11/08/2024 às 16:17h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Foto: Shutterstock
Foto: Shutterstock

👞 Sucesso nos anos 90, a Asics parece ter voltado aos pés -e carteira- das novas gerações. Desde o começo do ano, a empresa japonesa de esportes viu sua cotação avançar mais de 100% na bolsa de Tokyo.

Em janeiro, cada papel da companhia era negociado a cerca de 1.095 ienes -equivalente a R$ 41-, mas na última sexta-feira (9), terminou o pregão em mais de 2.024 -ou quase R$ 76. Em cinco anos, os papeis subiram 500%, segundo a bolsa local.

Crescer entre as pessoas mais jovens não foi uma coisa do acaso, mas uma estratégia da companhia para continuar entregando valor aos consumidores. No mês passado, por exemplo, a modelo Sasha Meneghel foi vista usando um modelo Asics criado em 1966 mas que voltou a ser tendência depois de adaptações.

🪑 Leia mais: Mobly (MBLY3) compra Tok&Stok e cria gigante de R$ 1,6 bilhão; entenda

“Sempre fomos muito fortes com um público de corredores entre 40 a 50 anos, mas fizemos algumas mudanças a partir de 2018: contratamos designers e fomos atrás da geração mais jovem”, disse Mitsuyuki Tominaga, presidente global da marca esportiva, em entrevista ao Brazil Journal.

A empresa tem uma estratégia muito focada nos chamados calçados premium, que custam acima de R$ 1 mil no Brasil. O país representa apenas 5% das vendas globais da companhia, mas o executivo acredita que o potencial é muito grande, por isso o número de lojas deve aumentar de 16 para 80 lojas nos próximos anos.

Embora tenha um valor de mercado bem inferior ao de concorrentes, a empresa tem conseguido entregar um melhor desempenho aos investidores. Comparando com o movimento de outras mercas do mesmo setor, o ticker da Nike amarga um prejuízo de 30% em 2024.

A Asics é uma empresa fundada originalmente em 1949 e, desde então, se tornou uma das fabricantes de vestuário esportivo mais importantes do mundo. A empresa fabrica roupas e calçados masculinos e femininos, com distribuição por centenas de países.