Carta de Trump a Bolsonaro: "Que o Governo do Brasil mude de rumo"

Presidente dos EUA demonstra preocupação com ex-presidente brasileiro e cita "tratamento terrível".

Author
Publicado em 17/07/2025 às 22:07h - Atualizado 4 horas atrás Publicado em 17/07/2025 às 22:07h Atualizado 4 horas atrás por Lucas Simões
Trump destaca que Bolsonaro lidera pesquisas para as Eleições 2026 (Imagem: Shutterstock)
Trump destaca que Bolsonaro lidera pesquisas para as Eleições 2026 (Imagem: Shutterstock)

Em mais um capítulo envolvendo a geopolítica entre Brasil e Estados Unidos, o presidente americano Donald Trump publicou carta nas redes sociais nesta quinta-feira (17) que está endereçada ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Trump abre a carta demonstrando preocupação com o "terrível tratamento" sob o qual Bolsonaro estaria recebendo de "um sistema injusto", o qual teria se voltado contra o ex-presidente.

No momento, Bolsonaro encontra-se inelegível e não poderia concorrer nas Eleições 2026, caso deseje voltar à Presidência da República, ao mesmo tempo que é réu no Supremo Tribunal Federal (STF) no processo que apura tentativa de golpe de Estado.

O chefe da Casa Branca também aproveitou a carta para manifestar o seu forte descontentamento com o atual governo Lula, o qual tem sido um dos principais no mundo da política tarifária de Trump, que já anunciou a partir de 1º de agosto, a aplicação de tarifas de 50% sobre as exportações brasileiras destinadas aos EUA.

Dessa maneira, Trump se dirige a Bolsonaro em tom de apoio, revelando que deseja que o "Governo do Brasil mude de rumo", e que segue observando atentamente o que acontece por aqui.

Leia mais: Lula dá recado a Trump: "Não aceitaremos ataques contra o Pix"

Carta de Trump a Bolsonaro, em português:

Ao Honrado

Jair Messias Bolsonaro

38º Presidente da República Federativa do Brasil

Brasília

Prezado Sr. Bolsonaro:

Tenho visto o tratamento terrível que você está recebendo pelas mãos de um sistema injusto que se voltou contra você. Este julgamento deve acabar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; você foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país.

Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão — tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos — vindos do governo atual. Tenho manifestado fortemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio da nossa política tarifária. É minha sincera esperança que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar opositores políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei observando atentamente.

Atenciosamente,

DONALD J. TRUMP

PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA