Café mais caro? Preço do grão sobe com geadas no Brasil

Alerta para clima frio impacta preços no mercado futuro

Author
Publicado em 12/08/2024 às 16:13h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 12/08/2024 às 16:13h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Consumo de café foi de 6 kilos por pessoa em 2023. Foto: Shutterstock
Consumo de café foi de 6 kilos por pessoa em 2023. Foto: Shutterstock

O café é uma das principais bebidas dos brasileiros, especialmente quando se trata da primeira refeição do dia. No entanto, o preço pode ser impactado com as quedas de temperatura no país.

Segundo dados do monitor Investing, o contrato futuro do café arábico para setembro estava cotado em US$ 2,44 por libra-peso no fim da manhã. Esse valor representa uma alta de 4% em relação ao fechamento da última sexta-feira (9).

Parte desta alta está relacionada às geadas registradas no Sudeste do país nos últimos dias. Minas Gerais é um dos principais produtores do grão em nível nacional.

🤝 Leia mais: Pessoas estão pagando para a inteligência artificial escolher seus novos amigos

“As geadas ocorreram em regiões pontuais do Cerrado, mas ainda não sabemos dimensões, hoje já iniciamos um levantamento com nossos cooperados”, disse a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocaccer), em nota à Reuters. Os especialistas dizem que a atenção estará redobrada para a noite desta segunda-feira (12) e a manhã da terça (13), quando o friaca pode se intensificar.

Segundo a cooperativa, um aumento da geada pode impactar na colheita de café para o próximo ano. O CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) afirma que as geadas podem continuar nas primeiras horas da terça.

Na última safra, o Brasil foi responsável por exportar 47,300 milhões de sacas de café de 60 quilos, segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil. Por outro lado, o consumo per capita do grão foi de mais de 6 quilos no ano passado, tornando o país como o segundo maior consumidor de café no mundo.