BYD quase triplica presença na Europa e supera Tesla pela primeira vez na história

Na comparação anual, houve uma aceleração de 169% nas vendas

Author
Publicado em 22/05/2025 às 15:05h - Atualizado 22 horas atrás Publicado em 22/05/2025 às 15:05h Atualizado 22 horas atrás por Wesley Santana
BYD é a maior empresa chinesa de carros elétricos (Imagem: Shutterstuck)
BYD é a maior empresa chinesa de carros elétricos (Imagem: Shutterstuck)

A BYD atingiu um nível histórico na Europa durante o mês de abril, conforme estimativas divulgadas nesta quinta-feira (22). A fabricante de veículos elétricos vendeu mais carros que a sua principal concorrente a Tesla no continente pela primeira vez na história.

🚗 A montadora chinesa alcançou a marca de 7.231 veículos elétricos comercializados, conforme dados da Jato Dynamics. Na comparação anual, o resultado representa um salto de 169%.

Por outro lado, a Tesla recuou pela metade o montante total vendido para os países europeus. A empresa perde, portanto, sua posição de liderança no mercado de elétricos da região.

“Embora a diferença entre os totais de vendas mensais das duas marcas de automóveis possa ser pequena, as implicações são enormes”, disse Felipe Munoz, analista da Jato Dynamics, em um comunicado enviado por e-mail. “Este é um momento decisivo para o mercado automotivo europeu”, completou.

🛋️ Leia mais: BYD anuncia modelo de elétrico que carrega em 5 minutos; ações disparam

Outras empresas também continuam crescendo nesse segmento, caso da Volkswagen, que aumentou em 61% suas vendas de elétricas. A Europa viu o emplacamento de elétricos crescer em 59% na comparação com abril de 2024.

Não está tão claro quais os motivos que fazem a Tesla perder seu espaço em mercado como o europeu, mas analistas dizem que pode estar relacionado ao envolvimento político de seu fundador. Elon Musk ocupa um cargo no governo de Donald Trump e tem sido alvo de protestos pela sua posição ideológica frente a várias questões.