Brasil tem 2 dos 10 aeroportos mais pontuais do mundo
Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) foram destaques

✈️ Embora as passagens estejam cada vez mais caras, atrasos em voos partindo dos principais aeroportos do país parecem ser raridade. Um ranking feito pela consultoria internacional Cirium mostrou que o Brasil tem 2 dos 10 aeroportos mais pontuais do mundo.
O ranking que considera terminais de grande e médio porte tem o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, na liderança das estatísticas. Esses dois terminais são responsáveis pela ponte aérea Rio-SP.
Congonhas obteve uma nota de 88,25% de pontualidade, à frente de concorrentes como o de New Chitose, no Japão. No entanto, Santos Dumont ficou com 94,28%, o maior índice de pontualidade entre aeroportos de médio porte do mundo.
🧾 Leia mais: Musk promete transferir sede de X e SpaceX após lei sobre transgêneros
Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, também obteve uma boa nota quando na comparação de aeroportos que fazem voos internacionais. Com 85,1% de pontualidade, ele só ficou atrás de King Khalid, na Arábia Saudita.
Em entrevista à Folha de SP, Marcus Quintella, diretor da FGV Transporte, comenta que grande parte desse resultado se refere aos investimentos feito no setor aeroviário, sobretudo depois das concessões à iniciativa privada. A integração entre as empresas concessionárias e as companhias aéreas também reflete o sucesso de pontualidade.
"É um trabalho em conjunto", apontou Quintella. "Isso cria uma malha nacional integrada que evita atrasos em cascata, porque um aeroporto influencia o outro”.
Segundo dados do Ministério de Portos e Aeroportos, no ano passado, saíram de aeroportos brasileiros quase 113 milhões de passageiros. 911 mil voos foram responsáveis por transportar todas essas pessoas.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

ETFs de fundos imobiliários e FI-Infras podem pagar dividendos? B3 diz que sim
Bolsa de Valores brasileira autoriza a distribuição de dividendos mensais aos que escolheram os ETFs como forma de investir em imóveis e projetos de infraestrutura

Renda fixa isenta bate recorde em 2024 e só em novembro já são R$ 2,2 bi com pessoas físicas
Anbima revela que debêntures e CRIs foram os grandes responsáveis para que empresas captassem pico de R$ 677,3 bilhões nos últimos 11 meses

Eneva (ENEV3) compra ações e debêntures do FI-Infra BDIV11 do BTG Pactual
Elétrica também promove reorganização societária envolvendo a BTG Pactual Holding Participações; entenda

Como investir em 2025? Analistas estão de olho em ações de só 4 setores da Bolsa
Empresas de saneamento, frigoríficos, petroleiras e seguradoras são a fórmula do BB Investimentos para driblar um ano de Selic nas alturas

Ibovespa leva a melhor no embate de titãs VALE3 e PETR4; dólar cai
Mineradoras acordam junto com a China, enquanto petroleiras têm dia de cão

Debêntures: Renda fixa sem IR pagando quase 13% ao ano até 2038
Companhia elétrica paulista pagará juros semestrais e corrigirá dinheiro acima da inflação

Petrobras (PETR4) abre licitação para retomar construção de refinaria no Comperj, diz jornal
As obras devem começar no segundo semestre de 2024.