Brasil tem 2 dos 10 aeroportos mais pontuais do mundo

Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) foram destaques

Author
Publicado em 17/07/2024 às 13:48h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 17/07/2024 às 13:48h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Santos Dumont é um aeroporto doméstico. Foto: Shutterstock
Santos Dumont é um aeroporto doméstico. Foto: Shutterstock

✈️ Embora as passagens estejam cada vez mais caras, atrasos em voos partindo dos principais aeroportos do país parecem ser raridade. Um ranking feito pela consultoria internacional Cirium mostrou que o Brasil tem 2 dos 10 aeroportos mais pontuais do mundo.

O ranking que considera terminais de grande e médio porte tem o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, na liderança das estatísticas. Esses dois terminais são responsáveis pela ponte aérea Rio-SP.

Congonhas obteve uma nota de 88,25% de pontualidade, à frente de concorrentes como o de New Chitose, no Japão. No entanto, Santos Dumont ficou com 94,28%, o maior índice de pontualidade entre aeroportos de médio porte do mundo.

🧾 Leia mais: Musk promete transferir sede de X e SpaceX após lei sobre transgêneros

Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, também obteve uma boa nota quando na comparação de aeroportos que fazem voos internacionais. Com 85,1% de pontualidade, ele só ficou atrás de King Khalid, na Arábia Saudita.

Em entrevista à Folha de SP, Marcus Quintella, diretor da FGV Transporte, comenta que grande parte desse resultado se refere aos investimentos feito no setor aeroviário, sobretudo depois das concessões à iniciativa privada. A integração entre as empresas concessionárias e as companhias aéreas também reflete o sucesso de pontualidade.

"É um trabalho em conjunto", apontou Quintella. "Isso cria uma malha nacional integrada que evita atrasos em cascata, porque um aeroporto influencia o outro”.

Segundo dados do Ministério de Portos e Aeroportos, no ano passado, saíram de aeroportos brasileiros quase 113 milhões de passageiros. 911 mil voos foram responsáveis por transportar todas essas pessoas.