Brasil registra alta histórica no abate de frangos e suínos em 2023; de bovinos cresce
Esses números refletem a tendência de aumento na oferta de animais para os frigoríficos, que vem sendo observada desde 2022.

O Brasil registrou um aumento significativo no abate de bovinos em 2023, atingindo 34,06 milhões de cabeças, com um crescimento de 13,7%. Essa marca é a mais alta dos últimos dez anos e a segunda maior já registrada no País, de acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia Estatística), divulgados nesta quinta-feira (14).
Esses números refletem a tendência de aumento na oferta de animais para os frigoríficos, que vem sendo observada desde 2022, que resultou na redução dos preços pagos aos pecuaristas. O valor médio da arroba diminuiu aproximadamente 20% ao longo de 2023, segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
A crescente tendência de descarte de fêmeas indica que a retenção de matrizes e a consequente redução na oferta para abate ainda não começaram. O número de fêmeas abatidas em 2023 aumentou em 26,6%, conforme informações do IBGE.
Mato Grosso mantém a posição como o principal estado em abates no Brasil, com os frigoríficos locais sendo responsáveis por 17,4% do total de animais abatidos. Em seguida, estão Goiás, com 10,4%, e São Paulo, com 10,1%.
Quanto ao abate de frangos, houve um recorde em 2023, com um total de 6,28 bilhões de aves abatidas, que representa um aumento de 2,8% em relação ao ano passado.
O Paraná lidera a produção nacional de frangos, sendo responsável pelo abate de um terço das aves no país, com uma fatia de 34,3%. Em seguida, estão Santa Catarina e Rio Grande do Sul com 13,4% e 12,5%, respectivamente.
No segmento de suínos, o país também registrou um recorde em 2023, com um total de 57,17 milhões de cabeças abatidas, avanço de 1,3% em relação a 2022. Santa Catarina continua liderando o abate de suínos, representando 29,5% do total nacional, seguido por Paraná (21,2%) e Rio Grande do Sul (17,0%).

FIIs ressuscitam ganhos, enquanto Bitcoin (BTC) é abatido em fevereiro; veja ranking
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores

Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros

Brasil apostará em lítio, terras raras e minerais focados na descabonização
Banco estatal está buscando sugestões da sociedade para minerais estratégicos na transição energética; entenda

Selic a 14,25% ameaça lucros em 2025? Veja setores e ações na B3 mais prejudicados
Analistas do BTG Pactual calculam quais serão os possíveis impactos financeiros às empresas brasileiros com taxa de juros tão elevada

Renda fixa como vantagem para aluguel e empréstimos? Conheça o TD Garantia
Tesouro Direto, B3 e Banco Central se unem para promover patrimônio dos investidores em títulos públicos como fiança; entenda

LCA e LCI que pagam taxa equivalente acima de 110% do CDI
Genial Investimentos escolhe dois títulos de renda fixa isentos de imposto de renda

A reoneração gradual da folha de pagamento pode afetar o trabalhador?
Caso o presidente aprove o PL, empresas de 17 setores podem voltar a pagar imposto previdenciário.

Tesouro Direto: Nem confisco de dinheiro nos bancos derruba renda fixa
Títulos voltam a pagar mais de 12% ao ano, mesmo com dinheiro esquecido no radar