Braga Netto é preso pela PF em investigação sobre tentativa de golpe
Netto foi detido em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

Neste sábado (14), por ordem do STF (Supremo Tribunal Federal), a Polícia Federal prendeu o general da reserva Walter Braga Netto, que foi candidato a vice-presidente de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.
🚓 Netto foi detido em Copacabana, na Zona Sul do Rio, e deverá ser transferido para o Comando Militar do Leste, onde ficará sob custódia do Exército.
A PF informou que, além do mandado de prisão preventiva, estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão e uma medida cautelar diversa da prisão contra indivíduos que estariam dificultando a livre produção de provas durante a instrução processual penal.
Por qual motivo ele foi detido
Ele está sendo investigado no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do governo legitimamente eleito em 2022.
Em novembro, Netto negou que houve uma tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. "Nunca se tratou de golpe, e muito menos de plano de assassinar alguém”, disse em nota.
Quem é Braga Netto
Walter de Souza Braga Netto é general da reserva do Exército, ex-ministro-chefe da Casa Civil e da Defesa no governo Bolsonaro, além de candidato a vice-presidente na chapa que perdeu as eleições presidenciais de 2022. Natural de Belo Horizonte (MG), o militar tem 67 anos e ingressou no Exército em 1975.
🕵️ Em 1977, fez parte da mesma turma de Luiz Eduardo Ramos, também ministro no governo Bolsonaro, e Edson Pujol, ex-comandante do Exército, na Academia Militar das Agulhas Negras. Em 2009, foi promovido a general e nomeado chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste.
Em 2016, assumiu o Comando Militar do Leste, onde comandou 50 mil militares no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Em 2018, foi nomeado interventor da Segurança no Rio de Janeiro, durante o governo de Michel Temer (MDB), comandando as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros e o sistema penitenciário do estado.
Em fevereiro de 2020, ingressou no governo Bolsonaro como ministro da Casa Civil e, no ano seguinte, assumiu o Ministério da Defesa. Um ano depois, deixou o ministério para concorrer às eleições de 2022, sendo o candidato a vice-presidente na chapa derrotada de Jair Bolsonaro.
Veja a nota oficial:
🗣️ “A Polícia Federal cumpre, na manhã deste sábado (14/12), mandados judiciais expedidos pelo Supremo Tribunal Federal em face de investigados no inquérito que apurou a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do governo legitimamente eleito em 2022.
Estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva, dois mandados de busca e apreensão e uma cautelar diversa da prisão contra indivíduos que estariam atrapalhando a livre produção de provas durante a instrução processual penal. As medidas judiciais têm como objetivo evitar a reiteração das ações ilícitas.”

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Como investir na renda fixa em 2025 após tarifas de Trump ao Brasil?
Presidente dos EUA impõe alíquota de 10% para produtos brasileiros importados por americanos e analistas comentam possíveis impactos nos investimentos

Brasil recorre à renda fixa em dólar em 2025; veja anúncio do Tesouro Nacional
Meta do governo é ter entre 3% e 7% da sua dívida em títulos de renda fixa em dólar